ASPECTOS FÍSICOS E DE INFRAESTRUTURA DA MALHA RODOVIÁRIA: ENTRAVES AO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA EM RORAIMA
Contenido principal del artículo
Resumen
O referido artigo tem como objetivo discutir como os aspectos físicos relacionados à infraestrutura da malha rodoviária contribuem para os acidentes com os caminheiros, e de que forma essa situação afeta a indústria roraimense. A pesquisa é cunho bibliográfico e descritivo sob a ótica da abordagem exploratório e qualitativa, pois buscase familiarizar com o problema. Os resultados partem da análise de conteúdo demonstram que Roraima, possui uma única balança e essa situação promove diversos problemas dentre eles o excesso de carga, que pode proporcionar o desgaste acelerado da pavimentação e que por sua vez, poderá afetar a trafegabilidade nas rodovias, afetando diretamente a indústria roraimense. Conclui-se que o poder público na maioria das vezes não contribui para a melhoria da malha rodoviária, e dessa forma, as empresas buscam através de novas tecnologias, evitar perdas humanas e materiais.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CARVALHO, C. A. M. de. Análise estrutural do setor de transporte rodoviário de cargas do Município de Boa Vista (Dissertação de Mestrado em Economia). Porto Alegre: UFRGS, 2010.
CNT - Confederação Nacional do Transporte. Atlas do Transporte. Brasília: CNT/SESTSENAT, 2006. Disponível em: <http://www.cnt.org.br>. Acesso em: 21/01/2020.
CNT - Confederação Nacional do Transporte. Oficina Nacional Transporte e Mudanças Climáticas: é possível mitigar as emissões do transporte no Brasil 56 organizações sugerem temas e ações. Brasília: CNT, 2009. Disponível em: <http://www.cnt.org.br>. Acesso em: 21/01/2020.
CNT - Confederação Nacional do Transporte. Pesquisa CNT de rodovias 2015, estado de Roraima. Brasília: CNT, 2015. Disponível em: <http://www.cnt.org.br>. Acesso em: 21/01/2020.
CNT - Confederação Nacional do Transporte. Pesquisa CNT de rodovias 2019: release e principais dados. Brasília: CNT, 2015. Disponível em: <https://pesquisarodovias.cnt.org.br>. Acesso em: 19/02/2020.
COOPERTAN - Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas do Norte. “Excesso de Peso Prejudica Pavimento da BR 174”. Folha de Boa Vista Online [08/05/2015]. Disponível em: <http://www.folhabv.com.br>. Acesso em: 21/01/2019.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. “Ipea diz que Roraima lidera número de mortes em rodovias”. G1 Globo Roraima Online [09/09/2015]. Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em: 21/01/2019.
IPR - Instituto de Pesquisa Rodoviárias. Balanço IPR 2015. Brasília: IPR, 2015. Disponível em: <http://ipr.dnit.gov.br>. Acesso em: 21/01/2020.
PRF - Polícia Rodoviária Federal. “Número de mortes nas rodovias de RR é o menor em oito anos”. G1 Globo Roraima Online [06/06/2016]. Disponível em: <http://g1.globo.com>. Acesso em: 21/01/2019.
RAMOS, P.; RAMOS, M. M.; BUSNELLO, S. J. Manual prático de metodologia da pesquisa: artigo, resenha, projeto, TCC, monografia, dissertação e tese. Blumenau: Acadêmica, 2005.