COVID-19, ENSINO REMOTO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Daniel Martins Correia
Francisleile Lima Nascimento

Resumo

A educação é um processo fundamental, independentemente de cor, raça, religião ou idade, sendo sua finalidade desenvolver o discente, assegurando-lhes formação comum indispensável para o exercício da cidadania e lhes fornecer meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Através da Educação de Jovens e Adultos - EJA uma modalidade de ensino que visa atende os grupos sociais que não tiveram acesso à educação na idade certa. Nesse sentido, o presente artigo aborda a temática do ensino remoto refletindo sobre o segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre o impacto da pandemia da COVID-19 sobre a Educação de Jovens e Adultos. A metodologia parte de uma revisão de literatura de caráter descritivo, fazendo uso do método exploratório e analítico. A análise dos resultados é norteada pela da análise de conteúdo. Como resultado mostra-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deve atender as necessidades individualidade, associando-se a sua bagagem de conhecimento e ritmo de aprendizagem desses educandos, logo, no ensino remoto ou EaD, esse processo não deve ser diferenciado. Entretanto, isso nos faz questionar se os alunos da EJA terão uma aprendizagem significativa no ensino remoto. Sendo assim, o que deve ser levado em consideração é o atendimento dos objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento das competências a serem alcançados pelos estudantes em circunstâncias excepcionais provocadas pela pandemia. Logo, espera-se que este trabalho possa contribuir de alguma forma na melhoria do ensino do segmento EJA, levando a reflexão de práticas pedagógicas voltadas para a formação de indivíduos críticos e reflexivos.

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Como Citar
MARTINS CORREIA, D. .; NASCIMENTO, F. L. . COVID-19, ENSINO REMOTO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 17, p. 06–22, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4700205. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/324. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

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