O USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE EM UM PRÉ-VESTIBULAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabriel Frazao Silva Pedrosa

Resumo

O presente ensaio propõe-se a descrever como uma escola preparatória para exames vestibulares, localizada na cidade do Rio de Janeiro, têm se organizado quanto ao ato de lecionar frente o cenário da pandemia pelo novo coronavírus. Os resultados demonstram um valoroso esforço dos professores com vistas a dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem de seus alunos durante o período de isolamento social causado pela pandemia. Como devolutiva, os alunos têm-se mostrado participativos e atuantes com relação ao eminente processo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PEDROSA, G. F. S. . O USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE EM UM PRÉ-VESTIBULAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 6, p. 86–91, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3843687 . Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/123. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. “Currículo e contextos de aprendizagem: integração entre o formal e o não-formal por meio de tecnologias digitais”. Revista e-curriculum, vol. 12, n. 2, 2014.

CAPELO, Regina; OLIM, Dina. “Preditores da qualidade de vida em estudantes do ensino secundário”. Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, vol. 5, 2016.

CUNHA, Marcelo Barros; HENRIQUES, André Guilhon; ARAUJO, PSR. “Metodologia para fiscalização de programas de inclusão digital com foco na avaliação independente de seus resultados”. Communication Policy Research Latin America, vol. 10, 2016.

FORMOSINHO, João; MACHADO, Joaquim; MESQUITA, Elza. “Formação, trabalho e aprendizagem”. In: Tradição e inovação nas práticas docentes. Lisboa: Edições Sílabo, 2015.

LUIGI, R.; SENHORAS, E. M. “O novo coronavírus e a importância das organizações internacionais”. Nexo Jornal [17/03/2020]. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br>. Acesso em 25/05/2020.

ROSO, Caetano Castro; SANTOS, Rosemar Ayres dos; ROSA, Suiane Ewerling da; AULER, Décio. “Currículo temático fundamentado em Freire-CTS: engajamento de professores de física em formação inicial”. Revista Ensaio, vol. 17, n. 2, 2015.

SANTOS JOAQUIM, Bruno dos; PESCE, Lucila. “As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nos Contextos da Educação de Jovens e Adultos: Uma Revisão de Literatura (2007-2014)”. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, vol. 4, n. 1, 2016.

SENHORAS, Elói Martins. “A pandemia do novo coronavírus no contexto da cultura pop zumbi”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 3, 2020a.

SENHORAS, Elói Martins. “Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020b.

SILVA, Rosane Leal. “Os desafios à educação na era digital: do paradigma da reprodução ao desenvolvimento da autonomia do educando”. Anais do IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura [2016]. Disponível em: <https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia>. Acesso em: 25/05/2020.

SILVA, Tatyane Souza Calixto da; MELO, Jeane Cecília Bezerra de; TEDESCO, Patricia Cabral de Azevedo Restelli. “Um modelo para promover o engajamento estudantil no aprendizado de programação utilizando gamification”. Revista Brasileira de Informática na Educação, vol. 26, n. 03, 2018.

SOUZA, Leandro Coqueiro. “A TIC na Educação: uma grande aliada no aumento da aprendizagem no Brasil”. Revista Eixo, vol. 5, n. 1, 2016.

ZONTA, Ronaldo; ROBLES, Ana Carolina Couto; GROSSEMAN, Suely. “Estratégias de enfrentamento do estresse desenvolvidas por estudantes de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina”. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 30, n. 3, 2006.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)