MATEMÁTICA E INCLUSÃO: PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

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Luciane Alves Rodrigues de Sousa
Helio Rodrigues dos Santos
Paulo Vinícius Pereira de Lima
Geraldo Eustáquio Moreira

Resumo

O presente artigo trouxe uma discussão sobre o ensino da Matemática para os estudantes com Necessidades Educativas Específicas (NEE) no contexto da pandemia da Covid-19. Para tanto, buscou-se responder a seguinte indagação: quais os impactos da pandemia do novo coronavírus na Educação Inclusiva?  Intencionando responder à questão, destacamos como objetivo geral refletir sobre as possibilidades de inclusão de estudantes com NEE em aulas de Matemática e, de maneira mais restrita, intencionamos analisar a formação continuada dos professores que ensinam Matemática diante do contexto da pandemia no atendimento a esses estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Como método de pesquisa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e para a coleta de dados, utilizamos o questionário aberto por meio do Google Forms. Os resultados apontaram que o distanciamento social imposto pela Covid-19 impactou diretamente o atendimento aos estudantes com NEE; que houve pouca formação continuada para trabalhar com os estudantes com NEE na modalidade virtual e que a formação do professor que ensina Matemática aos estudantes com NEE deve ser constante e alicerçada na Educação Matemática Inclusiva. O presente trabalho possibilitou construir reflexões sobre a urgência de se oferecer formação continuada aos professores da Educação Inclusiva que atendam às demandas sociais, políticas e tecnológicas frente aos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, sobretudo nos seis últimos anos, quando as ideias neoliberais, o negacionismo e o desmonte da educação patrocinaram severas perseguições aos educadores.  

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Como Citar
SOUSA, L. A. R. de; SANTOS, H. R. dos .; LIMA, P. V. P. de .; MOREIRA, G. E. MATEMÁTICA E INCLUSÃO: PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 46, p. 777–794, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10056578. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2443. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Ensaios

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