A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM VISTAS À SAÚDE DA CRIANÇA INDÍGENA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente ensaio trata da abordagem acerca da educação em saúde enquanto parte integrante do processo de promoção de saúde de crianças indígenas. Parcela ainda expressiva da população brasileira, e carente de assistencialismo público eficaz para com suas necessidades básicas vitais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALMEIDA FILHO, N. M. “Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil”. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 18, n. 6, 2013.
ARAÚJO, T.; AZEVEDO, L. F.; PALHARES, T. C. “Incidência de doenças diarreicas na bacia do rio doce e possíveis relações com infraestrutura de saneamento e o rompimento da barragem de fundão - Mariana/Mg”. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, vol. 15, n. 32, 2019.
BARBOSA, L. A. et al. “A educação em saúde como instrumento na prevenção de parasitoses”. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, vol. 22, n. 4, 2009.
BARRETO, C. T. G.; CARDOSO, A. M.; COIMBRA, C. E. A. “Estado nutricional de crianças indígenas Guarani nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 30, n. 3, 2014.
BENEVIDES, L. et al. “A atenção à saúde dos povos indígenas do Brasil: das missões ao subsistema”. Tempus Actas de Saúde Coletiva, vol. 8, n. 1, 2014.
CARLOS JUNIOR, E. A. C. “Saúde e povos indígenas no Brasil: reflexões a partir do i inquérito nacional de saúde e nutrição indígena”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 30, n. 4, 2014.
CARRAPATO, P; CORREIA, P; GARCIA, B. “Determinante da saúde no Brasil: a procura da equidade na saúde”. Saúde e Sociedade, vol. 26, n. 3, 2017.
COIMBRA, C. E. A. et al. “The First National Survey of Indigenous People’s Health and Nutrition in Brazil: rationale, methodology, and overview of results”. BMC Public Health, vol. 13, n. 52, 2013.
DANTAS, M. B. P. Educação em saúde na atenção básica: sujeito, diálogo, intersubjetividade (Tese de Doutorado em Saúde Pública). Recife: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães / Fundação Oswaldo Cruz, 2010.
FALKENBERG, M. B. et al. “Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva”. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 19, n. 3, 2014.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – 2008. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2010.
MONDINI, L et al. “Estado nutricional e níveis de hemoglobina em crianças Aruak e Karibe: povos indígenas do Alto Xingu, Brasil Central, 2001-2002”. Revista Brasileira de Epidemiologia, vol. 12, n. 3, 2009.
SOUZA, A. C. et al. “A extensão universitária no processo de educação e saúde: um estudo de caso”. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, vol. 4, n. 5, 2007.
SOUZA, L. G. et al. “Demography and health of the Xavante Indians from Central Brazil”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 27, n. 10, 2011.
VIANA, A. L. et al. “Modelos de atenção básica nos grandes municípios paulistas: efetividade, eficácia, sustentabilidade e governabilidade”. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 11, n. 3, 2006.
VIEIRA, P. C.; DA SILVEIRA, J. L. G. C.; RODRIGUES, K. F. “Percepção e hábitos relacionados ao lixo doméstico entre moradores da comunidade do Coripós, Blumenau, SC”. Revista de APS, vol. 15, n. 1, 2012.