CUIDANDO DE QUEM CUIDA: ATUAÇÃO REMOTA EM PSICOLOGIA COM PROFISSIONAIS DE UM CENTRO DE ACOLHIDA PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO ESTADO DE SÃO PAULO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente estudo, construído sob o método de um relato de experiência, tem por objetivo descrever a experiência de desenvolvimento de um Estágio em Psicologia, realizado junto a um Centro de Acolhida (CA) do estado de São de Paulo, em parceria com uma Universidade do mesmo estado, em um projeto de cuidado a cuidadores, denominado “Lugar de Cuidado”. Para a construção do mesmo, apresentaremos, primeiramente, um breve histórico do tipo de instituição em que trabalhamos; em seguida, falaremos sobre a demanda atendida e, também, sobre os principais problemas encontrados no atendimento da mesma, inclusive ponderando-se a pandemia. Ao final, registraremos a importância do grupo terapêutico como um espaço possível para o cuidado à saúde mental de trabalhadores de políticas públicas voltadas à população em situação de rua, ao tempo em que estimulamos que estratégias como estas devem estar cada vez mais presentes no processo formativo em Psicologia.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
CERQUEIRA, T. C. S. (Com)Textos em Escuta Sensível. Brasília: Thesaurus, 2011.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE MINAS GERAIS (CRP-MG). A Psicologia e a População em Situação de Rua: Novas Propostas, Velhos Desafios. Belo Horizonte: CRP-MG, 2015.
DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. “Relato de Experiência: Uma Narrativa Científica na Pós-Modernidade”. Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol. 19, n. 1, abril, 2019.
FIGUEIREDO, P. “Brasil registra mais de 17 mil casos de violência contra moradores de rua em 3 anos”. G1 [17/06/2019]. Disponível em: <https://g1.globo.com>. Acesso em: 05/06/2021.
HALPERN, S. C.; DIEMEN, L. “Vulnerabilidades Clínicas e Sociais em Usuários de Crack de acordo com a Situação de Moradia: Um Estudo Multicêntrico de Seis Capitais Brasileiras”. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 6, 2017.
ROCHA, R. V. S.; BRAMBILLA, B. B.; BARROS, B. D. “Saúde Mental em Contextos de Pandemia e Isolamento Social: Tarefas Para as Trabalhadoras e Trabalhadores da Saúde”. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, vol. 8, n. 3, setembro, 2020.
ROGERS, C. Grupos de Encontro. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002.
SANTOS, J. P. A Escuta Qualificada: Instrumento Facilitador no Acolhimento ao Servidor Readaptado (Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas). São Paulo: FGV, 2014.
SILVA, R. J.; GUEDES, M. C. “A Evolução do Conceito de Grupo em Silvia Lane”. Psicologia Revista, vol. 24, n. 2, maio, 2015.