O ENSINO DE PSICOLOGIA SOCIAL NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA EM PARALAXE
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Resumo
O cenário educacional contemporâneo no âmbito do Serviço Social tem sido marcado por constantes transformações, demandando uma revisão crítica e inovadora no ensino de disciplinas fundamentais, como a Psicologia Social. Este artigo, portanto, tem por objetivo lançar luz sobre as perspectivas pedagógicas e as possibilidades educacionais que emergem na contemporaneidade do Ensino de Psicologia Social na Formação em Serviço Social, delineando-as a partir da vivência docente do autor. Metodologicamente, utilizou-se como referência o Relato de Experiência, método de pesquisa e redação científica que se ancora na vivência de uma ou mais autoras e autores acerca de determinado contexto, articulando-se intimamente a prática e a teoria. Ao analisar a interseção entre a Psicologia Social e o Serviço Social, como resultados, buscamos não apenas compreender as teorias e os conceitos fundamentais desta primeira, mas também explorar abordagens pedagógicas que promovam uma formação mais qualificada, crítica e alinhada às demandas e desafios do presente para a segunda. Logo, para tal, examinamos uma experiência docente na interface interdisciplinar em tela, identificando possibilidades para o Ensino Superior de Psicologia Social aos estudantes de Serviço Social, propondo, outrossim, um esboço de ensino estruturado em três pilares curriculares centrais (Introdução à Psicologia Social; História da Psicologia Social; Contemporaneidade da Psicologia Social). São desenvolvidos, de tal modo, os temas centrais e autores fundamentais que podem auxiliar no desenvolvimento da disciplina como um todo, conforme sugerido. Por conclusão, reforçamos que não há quaisquer desejos de hegemonizar ou homogeneizar o ensino na interface aqui em tela, mas sim uma profunda vontade de compartilhar uma experiência exitosa e de produzir diálogos com pares que, em diferentes espaços educacionais, também se aventuram no Ensino de Psicologia Social, focado em complexidades sociais contemporâneas, para diferentes áreas profissionais – junto ao Serviço Social, e mais além.
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