O DESENCADEAMENTO DA ANSIEDADE E DA DEPRESSÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

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Monique Ferreira Rocha
Pablo Mateus dos Santos Jacinto
Renan Vieira de Santana Rocha
Beatriz Borges Brambilla

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em identificar as possíveis correlações entre ansiedade e depressão entre jovens universitários, a partir do que nos indica a literatura científica. Para tal, foi realizada revisão da literatura publicada entre 2011 e 2021, disponível nas bases Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSIC); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados indicam que o contexto universitário apresenta fatores de risco para desencadear ansiedade e depressão, interferindo na saúde e no desempenho acadêmico do estudante. Conclui-se que os universitários passam por vários processos ao entrar no ensino superior, como uma nova rotina de ensino-aprendizagem, realização de novos vínculos, dificuldades para adaptar-se ao meio, extensa carga horária dos cursos, sendo assim, perceptível a necessidade de se ter uma imposição de núcleos de acolhimentos para esses grupos.

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Como Citar
ROCHA , M. F. .; JACINTO, P. M. dos S.; ROCHA, R. V. de S. .; BRAMBILLA, B. B. . O DESENCADEAMENTO DA ANSIEDADE E DA DEPRESSÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA: . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 8, n. 24, p. 20–32, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.5685086. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/504. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Beatriz Borges Brambilla, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

 -SP.

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