A PSICOLOGIA E O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: VIVÊNCIAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA CIDADE DE SÃO PAULO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Heloiza Tuze
Matheus Vieira da Silva
Laryssa Lopes França
Renan Vieira de Santana Rocha

Resumo

Este estudo teve como objetivos observar e analisar as práticas da equipe multiprofissional no âmbito da saúde pública em Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo oferecida essa oportunidade a um trio de estagiárias/os da Graduação em Psicologia, a partir de uma UBS em específico da cidade de São Paulo. É necessário que possamos entender o funcionamento de uma equipe e dos desafios a serem enfrentados quando não se tem a assistência necessária para que possam entregar um bom resultado aos indivíduos que procuram um acolhimento. O valor das observações feitas se dá no entendimento, enquanto estudante de Psicologia, do funcionamento das UBS e da própria Atenção Primária à Saúde, no aprendizado e compreensão de como funciona não somente a área em que potencialmente irá atuar, mas também tendo a oportunidade valiosa de acompanhar outros profissionais, como: psiquiatra, enfermeira, assistente social e fonoaudiólogo. Com o proveito da observação e questionamentos necessários a serem levantados para que se possa prover uma boa análise desta experiência, nos foi possível estarmos presentes nos atendimentos clínicos, reuniões e visitas domiciliares realizados pela equipe, abrangendo um vasto campo de práticas e conhecimentos para que nos fosse possível compreender melhor, e de maneira contextualizada, o funcionamento de uma equipe multiprofissional junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) – conforme delinearemos ao longo do presente artigo, em formato de Relato de Experiência.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TUZE, A. H. .; SILVA, M. V. da; FRANÇA, L. L. .; ROCHA, R. V. de S. . A PSICOLOGIA E O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: VIVÊNCIAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA CIDADE DE SÃO PAULO. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 37, p. 12–26, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7581882. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/784. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ARCHANJO, A. M.; SCHRAIBER, L. B. “A Atuação dos Psicólogos em Unidades Básicas de Saúde na Cidade de São Paulo”. Saúde e Sociedade, vol. 21, n. 2, 2012.

BRAMBILLA, B. B. et al. “Pensar o Passado para Compreender o Presente: O Trabalho das(os) Psicólogas(os) no Sistema Único de Saúde (SUS)”. In: FONSECA, A. L. B.; OLIVEIRA, W. L. G. (orgs.). Múltiplas Facetas de Saúde: da Sociedade à Cultura. Salvador: Editora Devires, 2021.

BRASIL. Caderno de Atuação do Enfermeiro na Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: . Acesso em: 16/11/2022.

CREPOP - Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas. Referências Técnicas para a Atuação do(a) Psicólogo(a) na Atenção Básica à Saúde. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2007. Disponível em: . Acesso em: 16/11/2022.

FERNANDES, E. L.; CINTRA, L. G. “A Inserção da Fonoaudiologia na Estratégia Saúde da Família: Relato de Caso”. Revista de APS, vol. 13, n. 3, 2010.

JIMENEZ, L. “Psicologia na Atenção Básica à Saúde: Demanda, Território e Integralidade”. Psicologia e Sociedade, vol. 23, 2011.

MAIA, D. B. et al. “Atuação Interdisciplinar na Atenção Básica de Saúde: A Inserção da Residência Multiprofissional”. Saúde e Transformação Social, vol. 4, n. 1, 2013.

SENHORAS, E. M. “Políticas Públicas nos Anos Noventa: Um Ensaio sobre as Causas e Implicações da Crise do Estado Brasileiro de Bem-Estar Social”. Revista Oikos, vol. 2, n. 2, 2003.

SILVA. M. R. S.; SILVA. A. N. “Desafios e Possibilidades do Serviço Social na Saúde: Uma Reflexão acerca da Atuação do Assistente Social no Espaço Sócio-Ocupacional UBS Centro Clínico Evangélico Edgard Burlamaqui”. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Brasília: CBAS, 2019.

SOARES. C. E. S.; BIAGOLINI. R. E. M.; BERTOLOZZI. M. R. “Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde: Percepções e Expectativas dos Auxiliares de Enfermagem”. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol. 47, 2013.

VANNUCCHI, A. M. C.; CARNEIRO JÚNIOR. N. “Modelos Tecnoassistenciais e Atuação do Psiquiatra no Campo da Atenção Primária à Saúde no Contexto Atual do Sistema Único de Saúde”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, vol. 22, n. 3, 2012.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)