A PSICOLOGIA E O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: VIVÊNCIAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA CIDADE DE SÃO PAULO

Contenido principal del artículo

Ana Heloiza Tuze
Matheus Vieira da Silva
Laryssa Lopes França
Renan Vieira de Santana Rocha

Resumen

Este estudo teve como objetivos observar e analisar as práticas da equipe multiprofissional no âmbito da saúde pública em Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo oferecida essa oportunidade a um trio de estagiárias/os da Graduação em Psicologia, a partir de uma UBS em específico da cidade de São Paulo. É necessário que possamos entender o funcionamento de uma equipe e dos desafios a serem enfrentados quando não se tem a assistência necessária para que possam entregar um bom resultado aos indivíduos que procuram um acolhimento. O valor das observações feitas se dá no entendimento, enquanto estudante de Psicologia, do funcionamento das UBS e da própria Atenção Primária à Saúde, no aprendizado e compreensão de como funciona não somente a área em que potencialmente irá atuar, mas também tendo a oportunidade valiosa de acompanhar outros profissionais, como: psiquiatra, enfermeira, assistente social e fonoaudiólogo. Com o proveito da observação e questionamentos necessários a serem levantados para que se possa prover uma boa análise desta experiência, nos foi possível estarmos presentes nos atendimentos clínicos, reuniões e visitas domiciliares realizados pela equipe, abrangendo um vasto campo de práticas e conhecimentos para que nos fosse possível compreender melhor, e de maneira contextualizada, o funcionamento de uma equipe multiprofissional junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) – conforme delinearemos ao longo do presente artigo, em formato de Relato de Experiência.

Detalles del artículo

Cómo citar
TUZE, A. H. .; SILVA, M. V. da; FRANÇA, L. L. .; ROCHA, R. V. de S. . A PSICOLOGIA E O TRABALHO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: VIVÊNCIAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA CIDADE DE SÃO PAULO. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 37, p. 12–26, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7581882. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/784. Acesso em: 12 may. 2024.
Sección
Artículos

Citas

ARCHANJO, A. M.; SCHRAIBER, L. B. “A Atuação dos Psicólogos em Unidades Básicas de Saúde na Cidade de São Paulo”. Saúde e Sociedade, vol. 21, n. 2, 2012.

BRAMBILLA, B. B. et al. “Pensar o Passado para Compreender o Presente: O Trabalho das(os) Psicólogas(os) no Sistema Único de Saúde (SUS)”. In: FONSECA, A. L. B.; OLIVEIRA, W. L. G. (orgs.). Múltiplas Facetas de Saúde: da Sociedade à Cultura. Salvador: Editora Devires, 2021.

BRASIL. Caderno de Atuação do Enfermeiro na Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: . Acesso em: 16/11/2022.

CREPOP - Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas. Referências Técnicas para a Atuação do(a) Psicólogo(a) na Atenção Básica à Saúde. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2007. Disponível em: . Acesso em: 16/11/2022.

FERNANDES, E. L.; CINTRA, L. G. “A Inserção da Fonoaudiologia na Estratégia Saúde da Família: Relato de Caso”. Revista de APS, vol. 13, n. 3, 2010.

JIMENEZ, L. “Psicologia na Atenção Básica à Saúde: Demanda, Território e Integralidade”. Psicologia e Sociedade, vol. 23, 2011.

MAIA, D. B. et al. “Atuação Interdisciplinar na Atenção Básica de Saúde: A Inserção da Residência Multiprofissional”. Saúde e Transformação Social, vol. 4, n. 1, 2013.

SENHORAS, E. M. “Políticas Públicas nos Anos Noventa: Um Ensaio sobre as Causas e Implicações da Crise do Estado Brasileiro de Bem-Estar Social”. Revista Oikos, vol. 2, n. 2, 2003.

SILVA. M. R. S.; SILVA. A. N. “Desafios e Possibilidades do Serviço Social na Saúde: Uma Reflexão acerca da Atuação do Assistente Social no Espaço Sócio-Ocupacional UBS Centro Clínico Evangélico Edgard Burlamaqui”. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Brasília: CBAS, 2019.

SOARES. C. E. S.; BIAGOLINI. R. E. M.; BERTOLOZZI. M. R. “Atribuições do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde: Percepções e Expectativas dos Auxiliares de Enfermagem”. Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol. 47, 2013.

VANNUCCHI, A. M. C.; CARNEIRO JÚNIOR. N. “Modelos Tecnoassistenciais e Atuação do Psiquiatra no Campo da Atenção Primária à Saúde no Contexto Atual do Sistema Único de Saúde”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, vol. 22, n. 3, 2012.

Artículos más leídos del mismo autor/a