PIBID E PRP: POLÍTICAS PÚBLICAS NECESSÁRIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

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Antonio Avelar Macedo Neri
Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior

Resumo

Considerando o atual contexto histórico e político e a extrema relevância de debater sociologicamente as perspectivas de formação acadêmica e profissional, chegamos à proposta de discutir brevemente o PIBID (Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e o PRP (Programa Residência Pedagógica) enquanto políticas públicas de formação docente. Desse modo, o presente texto objetiva a discussão destas políticas públicas de êxito e permanência num viés de formação crítica enraizada numa epistemologia educacional de cunho político e cultural. De imediato é oportuno destacar que nenhuma das duas políticas públicas citadas substituem a formação inicial. Ambas são necessárias para aproximar, alinhar, manter e fortalecer diálogos entre as instituições de ensino superior com as escolas e instituições de educação básica.

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Como Citar
NERI, A. A. M.; SOUSA JÚNIOR, A. R. de . PIBID E PRP: POLÍTICAS PÚBLICAS NECESSÁRIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 1, n. 1, p. 42–48, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3773974 . Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/186. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Ensaios

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