A REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA COVID-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wagner Feitosa Avelino
Jessica Guimarães Mendes

Resumo

O objetivo do ensaio é refletir sobre a atual conjuntura da educação brasileira a partir da pandemia do novo coronavírus, responsável pela difusão da doença conhecida como COVID-19. O presente texto, fundamenta se em enfoques adquiridos em problemas educacionais e vivências no/do/sobre o cotidiano escolar, por meio de uma perspectiva das políticas públicas, formação docente e isolamento social.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AVELINO, W. F. .; MENDES, J. G. . A REALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56–62, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3759679. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/137. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

BOURDIEU, P. Escritos de Educação. ALICE, M.; CATANO, A. (orgs.). Petrópolis: Editora: Vozes, 1999.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 17/04/2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 17/04/2020.

BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 17/04/2020.

BRASIL. Lei Federal n. 9394, 20 de dezembro, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 17/04/2020.

BRASIL. Medida Provisória n. 934, de 01 de abril, 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 17/04/2020.

CHARLOT, B. “O sujeito e a relação com o saber”. In: BARBOSA, R. L. L. (org.). Formação de Educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

DELORS, J. “Os quatro pilares da educação”. In: DELORS, J. (coord.). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “Produto Interno Bruto”. Portal Eletrônico do IBGE [2019]. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php>. Acesso em: 16/04/2020.

LIMA, N. C. M. Infraestrutura, gestão escolar e desempenho em leitura e matemática: um estudo a partir do projeto GERES (Dissertação de mestrado em Educação). Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2012.

LUIGI, R.; SENHORAS, E. M. “O novo coronavírus e a importância das Organizações Internacionais”. Nexo Jornal [17/03/2020]. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br>. Acesso em 21/04/2020.

MARANHÃO, R. A.; SENHORAS, E. M. “Pacote econômico governamental e o papel do BNDES na guerra contra o novo coronavírus”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 4, 2020.

MARQUES, R. N. Escolas bem sucedidas: como são? Um estudo de caso de duas escolas públicas do Distrito Federal (Dissertação de mestrado em Educação). Brasília: UCB, 2012.

MORAN. J. M. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Porto Alegre: Editora Penso, 2017.

OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. PISA 2018. Results (Volume I): What Students Know and Can Do. Paris: OCDE, 2019. Disponível em: <https://www.oecd-ilibrary.org/education/pisa-2018-results-volume-i_5f07c754-en>. Acesso em: 16/04/2020.