DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA OS SATERÉ-MAWÉ EM TERRITÓRIO INDÍGENA NA AMAZÔNIA
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Resumo
A Educação Escolar Indígena, no Brasil, é um direito voltado à promoção do fortalecimento das identidades e das culturas, desempenhando papel crucial, ainda, no que se refere ao desenvolvimento sustentável dos povos indígenas. Dentre tantas experiências voltadas à escolarização indígena, este estudo analisou os desafios e avanços associados à implementação do curso Técnico em Agroecologia ofertado pelo Instituto Federal do Amazonas - IFAM ao povo indígena Sateré-Mawé. O objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições do curso para a manutenção dos conhecimentos tradicionais e a geração de oportunidades socioeconômicas sustentáveis. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa, com revisão teórica e documental, fundamentada na análise textual discursiva - ATD e na aplicação de uma matriz SWOT. Foram analisados documentos institucionais, tanto do poder público quanto da literatura acadêmica recente para contextualizar as reflexões propostas. Os resultados indicaram que a articulação entre conhecimentos tradicionais e conhecimentos técnicos no curso de Agroecologia contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural e a melhoria das práticas agroecológicas, promovendo segurança alimentar e preservação ambiental. Contudo, desafios como a escassez de materiais didáticos bilíngues e a formação docente limitada no âmbito intercultural foram identificados como barreiras a serem superadas. Conclui-se que a educação profissional e tecnológica, quando adaptada às especificidades culturais e ambientais dos povos indígenas, possui um potencial transformador significativo, apontando para a necessidade de maior investimento em políticas públicas e estudos futuros que aprofundem estratégias de integração entre educação e conhecimentos tradicionais.
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