CURRÍCULO ESCOLAR E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

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Vera Lucia Lopes Silveira
Bruna Renata de Brito Dantas
Gicelma Cláudia da Costa Xavier
José Lucas Pedreira Bueno

Resumo

A temática deste artigo aborda a relação entre currículo escolar e tecnologias digitais no cenário pós-pandemia. A pesquisa teve como objetivo identificar discrepâncias entre o Currículo Oficial (Proposta Curricular) e o Currículo Real (praticado cotidianamente) no que tange à utilização das tecnologias digitais por professores da rede pública estadual de Rondônia. A pesquisa exploratória utilizou como procedimentos para o levantamento de dados, a revisão bibliográfica, a análise documental e a aplicação de um questionário via Google Formulários a dezoito professores colaboradores. Para a interpretação dos dados, adotou-se a abordagem qualitativa, empregando a técnica da análise explicativa de conteúdo no processo de categorização dos termos emergentes. Os resultados evidenciaram diferenças entre o Currículo Oficial e o Real, na integração da cultura digital e recursos tecnológicos na prática docente, mesmo após o período da pandemia. A causa é proveniente de fatores como formação continuada insuficiente, pouco investimento em infraestrutura, sobrecarga de trabalho e falta de apoio técnico aos professores.  Como proposta resultante da pesquisa, foram sugeridos os aplicativos Flipgrid e Padlet, por se tratarem de recursos acessíveis e adaptáveis à realidade dos professores pesquisados. Conclui-se que é notória e urgente a necessidade em investimentos na Educação, a partir da elaboração e implementação de políticas públicas específicas, que atendam às necessidades desta comunidade escolar e de outras que sofrem com a desigualdade educacional.

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Como Citar
SILVEIRA, V. L. L.; DANTAS, B. R. de B. .; XAVIER, G. C. da C.; PEDREIRA BUENO, J. L. CURRÍCULO ESCOLAR E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE RONDÔNIA NO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 286–312, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8145235. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1670. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

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