PROPOSIÇÕES ESSENCIAIS PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM VISTA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) enquanto política para a formação inicial e continuada de professores busca aproximar a dimensão teórica e prática da docência, de modo que a universidade e a escola dialoguem incisivamente em prol da articulação e da construção de um ensino de qualidade que entenda o contexto de vida de todos os sujeitos que ocupam os bancos da escola e, sobretudo, de maneira que os discentes possam já conhecer o seu lócus de atuação profissional bem como entender os dissabores, angústias e incertezas da docência. Dito isto, este trabalho tem como objetivo elucidar algumas questões que me parece essenciais para o PRP em vista da formação docente em geografia e que poderão ser colocadas como metas no plano de ação do programa. Ao recorrer a pesquisa qualitativa como procedimento metodológico, este trabalho oportuniza criar novos diálogos de formação, disseminar saberes e propostas teórico-metodológicas para o ensino de geografia. Como conclusões provisórias, entende-se que a docência em geografia precisa ser articulada com a pesquisa, o ensino e a extensão.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SOUSA JÚNIOR, A. R. de . PROPOSIÇÕES ESSENCIAIS PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM VISTA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 14, p. 131–140, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4516900. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/218. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES, n. 492/2001. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 26/12/2020.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010.

FARIAS, I. M. S. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2003.

LIMA, M. S. L. “Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores”. Revista Diálogo Educacional, vol. 8, n. 23, 2008.

MONTEIRO, F. O. M.; MACÊDO, S. D.; SANTOS, K. C. “Política de formação docente e o programa residência pedagógica: análise da relação teoria-prática neste processo formativo”. In: TAVARES, A.; SOUSA, K. C. S.; CRUZ, K. (orgs.). Residência pedagógica e formação docente em debate inicial: formação docente em questão. Natal: IFRN, 2019.

OLIVEIRA, J. F.; SENHORAS, E. M. Formação de professores e práticas pedagógicas. Boa Vista: EdUFRR, 2018.

SEVERINO, A. J.; PIMENTA, S. G. “Apresentação dos autores”. In: PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. (orgs.). Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, H. M. “Programa residência pedagógica: oportunidades e dificuldades em um contexto de redução da demanda pelas licenciaturas no Brasil”. In: TAVARES, A.; SOUSA, K. C. S.; CRUZ, K. (orgs.). Residência pedagógica e formação docente em debate inicial: formação docente em questão. Natal: IFRN, 2019.

SOUSA JÚNIOR, A. R; NERI, A. V. M. “PIBID e PRP: políticas públicas necessárias na formação inicial docente”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 1, n. 1, 2020.