EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RORAINÓPOLIS (RR): PROPOSTAS E DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Suziane da Silva Oliveira
Francisleile Lima Nascimento

Resumo

O presente artigo aborda a temática da educação refletindo sobre a educação do campo no Município de Rorainópolis-RR. O problema da pesquisa consiste em compreender as dificuldades enfrentadas pelos docentes em desenvolver o ensino da Língua Portuguesa no contexto da educação do campo. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar as propostas e desafios no ensino da Língua Portuguesa na educação do campo no Município de Rorainópolis-RR. A metodologia da pesquisa parte de uma revisão de literatura caracterizada de bibliografia e documental de cunho descritivo e exploratório seguido de um relato de experiência com a realização de uma entrevista com a coordenação do campo no Município de Rorainópolis-RR tendo como critério de análise a abordagem qualitativa, na qual a análise ocorreu mediante documentos da Secretaria de Educação do Município de Rorainópolis-RR. A pesquisa mostra que com base nos dados da SEMED/Rorainópolis-RR e relatos das coordenadoras, o que se constatou é que os trabalhos pedagógicos com ênfase nos gêneros textuais e planejamento com sequências surtiram mais concretização (efeitos) nos anos iniciais. Em parte, pelo compromisso dos próprios professores e de certa forma pela carência da coordenação para esse nível. Uma vez, que os acompanhamentos e cobranças da coordenação pedagógica se intensificam mais para o primeiro nível, já que é a base da educação do campo no município, voltando a preocupação ao resultado da Provinha Brasil a Avaliação Nacional de Alfabetização.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, S. da S. .; NASCIMENTO, F. L. EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RORAINÓPOLIS (RR): PROPOSTAS E DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 11, n. 33, p. 102–118, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7060049. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/743. Acesso em: 2 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ANHAIA, E. M. Constituição do movimento de educação do campo na luta por políticas de educação (Dissertação de Mestrado em Educação). Florianópolis: UFSC, 2011.

ARROYO, M. G. “A educação básica e o movimento social do campo”. In: ARROYO, M. G., M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C (orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

BRASIL. “Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo”. Resolução CNE/CEB n. 1 de 3 de abril de 2002. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br>. Acesso em: 21/04/2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC, 1997.

CALDART, R. S. “Educação do campo”. In: CALDRT, R. S. et al. (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2012.

GHEDIN, E. L. “Identidade Cultural e Ideologia Étnica: pressupostos para se pensar a educação e a identidade regional na Amazônia”. Revista e-Curriculum, vol. 10, n. 2004.

GHEDIN, E. L.; GONZAGA, A. M.; BORGES, H. S. (orgs.). Currículo e Práticas Pedagógicas. Rio de Janeiro: Editora MEMVAVMEM, 2006.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2014. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br˃. Acesso em: 22/06/2016.

INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Básico. Rio de Janeiro: INEP, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br˃. Acesso em: 16/06/2016.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

MOLINA, M. C. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

MOLINA, M. C. “Políticas públicas”. In: CALDART, R. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

RIBEIRO, M. “Verbete: educação rural”. In: CALDART, R. S. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Editora Expressão Popular, 2012.

RORAINÓPOLIS. “Lei do Município de Rorainópolis nº 001 de 04 fevereiro de 1997”. Portal Eletrônico da Prefeitura Municipal de Rorainópolis [1997]. Disponível em: <http://rorainopolis.rr.gov.br/legislação>. Acesso em: 24/04/2021.

RORAINÓPOLIS. “Plano Municipal de Educação /PME (decênio de 2015 a 2025)”. Portal Eletrônico da Prefeitura Municipal de Rorainópolis [2015-2025]. Disponível em: <http://rorainopolis.rr.gov.br/legislação>. Acesso em: 24/04/2021.

SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Rorainópolis. “Base de dados escolar”. Portal Eletrônico da Prefeitura Municipal de Rorainópolis [2015]. Disponível em: <http://rorainopolis.rr.gov.br/secretaria>. Acesso em: 24/04/2021.

SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Rorainópolis. “Base de dados escolar”. Portal Eletrônico da Prefeitura Municipal de Rorainópolis [2019]. Disponível em: <http://rorainopolis.rr.gov.br/secretaria>. Acesso em: 24/04/2021.

SOARES, E.; ALBUQUERQUE, M. B.; WANDERLEY, M. N. B. Educação do Campo: a escola do campo e a cultura do trabalho no mundo da infância e da adolescência em Pernambuco. Recife: Editora da UFPE, 2009.

SOUZA, M. A. “Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica”. Educação & Sociedade, vol. 29, n. 105, 2008.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>