ADESÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES REMOTAS E PRESENCIAIS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PERÍODO PANDÊMICO (2021)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francinaide Campos Verdolin
Francisleile Lima Nascimento

Resumo

O presente artigo compreende um relato de experiência, que trata a respeito da adesão dos alunos na participação nas atividades da disciplina de Educação Física, nas séries do 2º ao 5º ano da Escola Municipal Francisco de Souza Bríglia, durante o período da pandemia no ano de 2021. Ao considerar que a disciplina de Educação Física não lida apenas com conceitos referentes aos conteúdos diversos, mas com a própria prática de exercícios, o presente relato tem por objetivo geral verificar a participação e vivência dos alunos nas atividades escolares na disciplina de Educação Física, através do ensino remoto, visando mostrar quais benefícios os alunos podem tirar dessa modalidade de ensino em relação a aplicabilidade da disciplina de Educação Física. Portanto, em 2021, principalmente na reta final do ano letivo, o ensino híbrido está sendo realizado nas escolas municipais, inclusive na escola sobre a qual este relato está sendo feito. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e quantitativa com amostra de 72 (setenta e dois) alunos, através de um questionário com 06 (seis) perguntas objetivas, realizadas por meio de um link do Google Forms, tendo em vista que a população seja de 184 (cento e oitenta e quatro) alunos. Os resultados mostram que com a implantação do ensino híbrido, o ensino tem sido bem mais satisfatório do que quando os alunos realizavam suas atividades de Educação Física exclusivamente pelo aplicativo WhatsApp. Isso demonstra um avanço na dinâmica da prática pedagógica, que possibilita as turmas intercalando a participação dos alunos nas aulas presenciais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
VERDOLIN , F. C.; NASCIMENTO, F. L. ADESÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES REMOTAS E PRESENCIAIS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PERÍODO PANDÊMICO (2021). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 9, n. 27, p. 71–90, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.6302540. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/586. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ARAÚJO, F. S. “A importância da ludicidade durante a pandemia da COVID-19 como instrumento metodológico na educação infantil para o desenvolvimento integral do educando. Conedu, 16, 17 e 18 de outubro”. Anais do VII Congresso Nacional de Educação. S. L.: Conedu, 2020.

BACICH, L.; ADOLFO NETO, T. et al. (orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Editora Penso, 2018.

BOA VISTA. Prefeitura Municipal de Boa Vista. Decreto nº 033/E, de 16 de março de 2020. Disponível em: <https://www.boavista.rr.gov.br/diario-oficial>. Acesso em: 17/11/2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 28/02/2022.

CARVALHO, C. B. et al. “Ensino Remoto e Necessidades Específicas: o papel da escola e das famílias”. Brazilian Journal of Development, vol. 6, n. 10, 2020.

CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O; BRACHT, V. (orgs.). Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

CHAVES, C. “Aulas retornam presencialmente nesta segunda-feira, 13, em Boa Vista”. Portal Eletrônico da Prefeitura Municipal de Boa Vista [10/09/2021]. Disponível em: <https://boavista.rr.gov.br>. Acesso em: 12/11/2021.

DARIDO, S. C. et al. (orgs.). Práticas Corporais: educação física - 1º e 2º anos - manual do professor. São Paulo: Editora Moderna, 2017.

FELDMAN, M. G. F. (org.). Formação de Professores e Escola na Contemporaneidade. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2009.

FINCK, S. C. A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação. Curitiba: Editora Ibpex, 2011.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

MACEDO, R. M. “Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública”. Estudos Históricos, vol. 34, 2021.

MACHADO, R. B. et al. “Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares”. Movimento, vol. 26, 2021.

MARANHÃO, R. A.; SENHORAS, E. M. “Orçamento de Guerra no enfrentamento à COVID-19: entre manobras parlamentares e batalhas políticas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 6, 2020.

OMS - Organização Mundial de Saúde. Relatório Mundial de Violência e Saúde. Genebra: OMS, 2002.

SANTOS ROCHA, A. J.; NASCIMENTO, F. L. “Psicologia: análise bibliográfica da síndrome de Burnout no contexto da pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 7, n. 21, 2021.

SANTOS, J. R.; ZABOROSKI, E. “Ensino Remoto e Pandemia de Covid-19: Desafios e oportunidades de alunos e professores”. Interacções, vol. 16, n. 55, 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>