ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM TURMAS DA MODALIDADE EJA: UM RELATO SOBRE ESTÁGIO DOCENTE EM CEILÂNDIA, DF An empirical report regarding a practical internship in CEM 03 de Ceilândia High School

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tiago Franco de Paula

Resumo

O presente artigo é um relato empírico de estágio docente na disciplina de Sociologia realizado para a disciplina Práticas de Ensino em Ciências Sociais, que compõe o currículo da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB). Devido à pandemia de COVID-19 que se iniciou em 2020, o estágio foi realizado em regime de Ensino Remoto Emergencial. A escola escolhida para o cumprimento das atividades foi o Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia, localizada na Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal. A docente supervisora foi a professora Thais Ferreira Brayner. A modalidade de ensino escolhida para o estágio foi a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram observadas e avaliadas turmas dos três anos do ensino médio distribuídas entre os turnos vespertino e noturno durante um período de quatro meses. Com base nos dados levantados e expostos no relatório, é possível encontrar apontamento sobre as dificuldades do ensino de sociologia no EJA antes e após o início do ERE. É evidente, contudo, que as dificuldades foram intensificadas pelo ensino remoto e que novos obstáculos para a inserção dos estudantes dessa modalidade de ensino estão em voga durante o contexto pandêmico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FRANCO DE PAULA, T. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM TURMAS DA MODALIDADE EJA: UM RELATO SOBRE ESTÁGIO DOCENTE EM CEILÂNDIA, DF: An empirical report regarding a practical internship in CEM 03 de Ceilândia High School. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 15, p. 98–111, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4615332. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/262. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AMORIM, H.; MACHADO, I. Sociologia hoje. São Paulo: Editora Ática, 2017.

ARRUDA, E. P. “Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19”. Em Rede-Revista de Educação a Distância, vol. 7, n. 1, 2020.

BRUNETTA, A; BODART, C; CIGALES, M. Dicionário do ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.

COELHO, E. “Ações afirmativas e povos indígenas: o princípio da diversidade em questão”. Políticas Públicas, vol. 10, n. 2, 2006.

FERREIRA, F.; ABREU, R. J.; LOUZADA-SILVA, D. “Desafios da articulação entre o novo ensino médio e a BNCC: o caso do Distrito Federal”. Revista Em Aberto, vol. 33, n. 107, 2020.

HARVEY, D. O neoliberalismo: História e implicações. São Paulo: Editora Loyola, 2005.

HOBSBAWM, E. A era das revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2015.

LAHIRE, B. “Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia?”. Revista de Ciências Sociais, vol. 45, n. 1, 2014.

MARTINS, C. B. O que é sociologia? São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

MEC - Ministério da Educação. Orientações curriculares para ensino médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 02/02/2021.

SEDF - Secretária de Educação do Distrito Federal. Projeto político-pedagógico: Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia DF. Brasília: SEDF, 2018. Disponível em: <http://www.educacao.df.gov.br> . Acesso em: 02/02/2021.

SENHORAS, E. M. “Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.

SILVA, A; LOUREIRO, B; MI, C. Sociologia em Movimento. São Paulo: Editora Vereda Digital, 2017.