EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RORAINÓPOLIS (RR): PROPOSTAS E DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo aborda a temática da educação refletindo sobre a educação do campo no Município de Rorainópolis-RR. O problema da pesquisa consiste em compreender as dificuldades enfrentadas pelos docentes em desenvolver o ensino da Língua Portuguesa no contexto da educação do campo. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar as propostas e desafios no ensino da Língua Portuguesa na educação do campo no Município de Rorainópolis-RR. A metodologia da pesquisa parte de uma revisão de literatura caracterizada de bibliografia e documental de cunho descritivo e exploratório seguido de um relato de experiência com a realização de uma entrevista com a coordenação do campo no Município de Rorainópolis-RR tendo como critério de análise a abordagem qualitativa, na qual a análise ocorreu mediante documentos da Secretaria de Educação do Município de Rorainópolis-RR. A pesquisa mostra que com base nos dados da SEMED/Rorainópolis-RR e relatos das coordenadoras, o que se constatou é que os trabalhos pedagógicos com ênfase nos gêneros textuais e planejamento com sequências surtiram mais concretização (efeitos) nos anos iniciais. Em parte, pelo compromisso dos próprios professores e de certa forma pela carência da coordenação para esse nível. Uma vez, que os acompanhamentos e cobranças da coordenação pedagógica se intensificam mais para o primeiro nível, já que é a base da educação do campo no município, voltando a preocupação ao resultado da Provinha Brasil a Avaliação Nacional de Alfabetização.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ANHAIA, E. M. Constituição do movimento de educação do campo na luta por políticas de educação (Dissertação de Mestrado em Educação). Florianópolis: UFSC, 2011.
ARROYO, M. G. “A educação básica e o movimento social do campo”. In: ARROYO, M. G., M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C (orgs.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
BRASIL. “Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo”. Resolução CNE/CEB n. 1 de 3 de abril de 2002. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br>. Acesso em: 21/04/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa - 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC, 1997.
CALDART, R. S. “Educação do campo”. In: CALDRT, R. S. et al. (orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2012.
GHEDIN, E. L. “Identidade Cultural e Ideologia Étnica: pressupostos para se pensar a educação e a identidade regional na Amazônia”. Revista e-Curriculum, vol. 10, n. 2004.
GHEDIN, E. L.; GONZAGA, A. M.; BORGES, H. S. (orgs.). Currículo e Práticas Pedagógicas. Rio de Janeiro: Editora MEMVAVMEM, 2006.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2014. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br˃. Acesso em: 22/06/2016.
INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Básico. Rio de Janeiro: INEP, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br˃. Acesso em: 16/06/2016.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
MOLINA, M. C. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
MOLINA, M. C. “Políticas públicas”. In: CALDART, R. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
RIBEIRO, M. “Verbete: educação rural”. In: CALDART, R. S. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Editora Expressão Popular, 2012.
RORAINÓPOLIS. “Lei do Município de Rorainópolis nº 001 de 04 fevereiro de 1997”. Portal Eletrônico da Prefeitura Municipal de Rorainópolis [1997]. Disponível em: <http://rorainopolis.rr.gov.br/legislação>. Acesso em: 24/04/2021.
RORAINÓPOLIS. “Plano Municipal de Educação /PME (decênio de 2015 a 2025)”. Portal Eletrônico da Prefeitura Municipal de Rorainópolis [2015-2025]. Disponível em: <http://rorainopolis.rr.gov.br/legislação>. Acesso em: 24/04/2021.
SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Rorainópolis. “Base de dados escolar”. Portal Eletrônico da Prefeitura Municipal de Rorainópolis [2015]. Disponível em: <http://rorainopolis.rr.gov.br/secretaria>. Acesso em: 24/04/2021.
SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Rorainópolis. “Base de dados escolar”. Portal Eletrônico da Prefeitura Municipal de Rorainópolis [2019]. Disponível em: <http://rorainopolis.rr.gov.br/secretaria>. Acesso em: 24/04/2021.
SOARES, E.; ALBUQUERQUE, M. B.; WANDERLEY, M. N. B. Educação do Campo: a escola do campo e a cultura do trabalho no mundo da infância e da adolescência em Pernambuco. Recife: Editora da UFPE, 2009.
SOUZA, M. A. “Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica”. Educação & Sociedade, vol. 29, n. 105, 2008.