O DESENCADEAMENTO DA ANSIEDADE E DA DEPRESSÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
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Resumen
O objetivo deste estudo consiste em identificar as possíveis correlações entre ansiedade e depressão entre jovens universitários, a partir do que nos indica a literatura científica. Para tal, foi realizada revisão da literatura publicada entre 2011 e 2021, disponível nas bases Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PEPSIC); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados indicam que o contexto universitário apresenta fatores de risco para desencadear ansiedade e depressão, interferindo na saúde e no desempenho acadêmico do estudante. Conclui-se que os universitários passam por vários processos ao entrar no ensino superior, como uma nova rotina de ensino-aprendizagem, realização de novos vínculos, dificuldades para adaptar-se ao meio, extensa carga horária dos cursos, sendo assim, perceptível a necessidade de se ter uma imposição de núcleos de acolhimentos para esses grupos.
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