CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DO PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO
Contenido principal del artículo
Resumen
O Programa Agentes Locais de Inovação trata-se de uma pioneira iniciativa extensionista fundamentada pela parceria operacionalizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estruturada pelo método histórico-teórico-dedutivo, a presente pesquisa possui uma natureza exploratória e descritiva quanto aos fins e quali-quantitativa quanto aos meios, utilizando-se de revisão integrativa, bibliográfica e documental no levantamento de dados, bem como de análise gráfica e hermenêutica administrativa na análise de dados. Conclui-se com base nos resultados apresentados que a evolução institucional do Programa Agentes Locais de Inovação é positiva em termos nacionais, a despeito da pendularidade na alocação de recursos e das lacunas existentes na literatura neste emergente campo de estudos.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
CAMPOS, B. P. “Formação participante de profissionais do desenvolvimento humano”. Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, n. 1, 1986.
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. “ALI – Agentes Locais de Inovação”. Portal Eletrônico do CNPq [07/11/2014]. Disponível em: <https://www.gov.br/cnpq>. Acesso em: 15/06/2021.
ETEC – Escola Técnica Estadual Dr. Júlio Cardoso. Projeto Político Pedagógico. Franca: ETEC, 1998.
GUSTON, D. H. “Principal-agent theory and the structure of science policy”. Science and Public Policy; vol. 23, n. 4, 1996.
MITNICK, B. M. “Fiduciary rationality and public policy: The theory of agency and some consequences”. Proceedings of the Annual Meeting of the American Political Science Association. New Orleans: APSA, 1973
ROSS, S. A. “The economic theory of agency: The principal's problem”. American Economic Review, vol. 63, n. 2, 1973.
SANTANA, H. S. Análise do uso de indicadores de inovação nos programas e projetos do Sistema Sebrae (Dissertação de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação). Brasília: UnB, 2020.
SAWHNEY, M.; WOLCOTT, R. C.; ARRONIZ, I. “The 12 different ways for companies to innovate”. MIT Sloan Management Review, vol. 47, n. 3, 2006.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Manual do Programa ALI. Brasília: SEBRAE, 2015
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Manual do Projeto ALI. Brasília: SEBRAE, 2018a.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Manual operacional para o orientador do projeto ALI. Brasília: SEBRAE, 2019.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Guia ALI: Metodologia de Gestão da Inovação do Projeto ALI, vol. 1. Brasília: SEBRAE, 2018b.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Guia ALI: Ferramentas, vol. 2. Brasília: SEBRAE, 2018c.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Guia para a inovação: instrumento de orientação de ações para melhoria das dimensões da inovação. Curitiba: SEBRAE/PR, 2010.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. “Programa ALI ajuda a implantar práticas inovadoras gratuitamente no seu negócio”. Portal Eletrônico do SEBRAE [2014]. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br>. Acesso em: 15/06/2021.
SENHORAS, E. M. “Cultura da inovação e desenvolvimento de competências entre os Agentes Locais de Inovação em Boa Vista (RR)”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 5, n. 13, 2021a.
SENHORAS, E. M. Mapeamento de publicações sobre o Programa Agentes Locais de Inovação: indicadores bibliométricos do Google Scholar (2008-2021). Boa Vista: UFRR, 2021b.
SENHORAS, E. M. “Política duplo-ganhadora no mercado de capitais brasileiro: uma contribuição ao estudo da estratégia de governança corporativa via novo mercado e conselho de administração independente”. Formação Econômica, n. 11, 2007.
SENHORAS, E. M.; TAKEUCHI, K. P; TAKEUCHI, K. P. “A Importância Estratégica da Governança Corporativa no Mercado de Capitais: Um Estudo Internacional Comparado”. Anais do III Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende: SEGET/AEDB, 2006.
SENHORAS, E. M.; TAKEUCHI, K. P; TAKEUCHI, K. P. “Gestão da Inovação no Desenvolvimento de Novos Produtos”. Anais do III Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende: SEGET/AEDB, 2007.