PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE CARACTERIZAÇÃO E RESULTADOS EM BOA VISTA (RR)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elói Martins Senhoras

Resumo

O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) é uma relevante iniciativa extensionista desenvolvida por uma coordenação interinstitucional na promoção da inovação em pequenos negócios brasileiros, por meio da operacionalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estruturada com base em um estudo de caso com aplicação de survey semiestruturado em uma amostra de 25 empresas em um universo de 40 no levantamento de dados, combinada a uma análise gráfica e hermenêutica administrativa na análise de dados, a presente pesquisa possui uma natureza exploratória e descritiva quanto aos fins e quali-quantitativa quanto aos meios. Conclui-se com base nos resultados apresentados que a operacionalização do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) apresentou indicadores positivos de alavancagem da inovação de pequenos negócios no município de Boa Vista em Roraima, compartilhados pela percepção dos empresários atendidos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SENHORAS, E. M. . . PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DE CARACTERIZAÇÃO E RESULTADOS EM BOA VISTA (RR). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 7, n. 20, p. 103–115, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.5202829. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/440. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALVES, R. R.; CAMPOS, F. C. “Gestão do conhecimento e práticas de explicitação de tácito para explícito: Uma revisão sistemática da literatura dos últimos 20 anos”. Revista Exacta – Engenharia de Produção, vol. 19, n. 4, 2021.

FONSECA, M. “10 mulheres que transformam o empreendedorismo e a tecnologia no Brasil”. Exame [08/03/2019]. Disponível em: <https://exame.com>. Acesso en: 15/06/2021.

SENHORAS, E. M. “Cultura da inovação e desenvolvimento de competências entre os Agentes Locais de Inovação em Boa Vista (RR)”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 5, n. 13, 2021a.

SENHORAS, E. M. Arquivo de dados do questionário aplicado a empresários do Programa Agentes Locais de Inovação: Município de Boa Vista (RR), Ciclo 2020. Boa Vista: UFRR, 2021b.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>