INTERNACIONALIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Betania Leite Ramalho
Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
Jefferson Gustavo dos Santos Campos

Resumo

Este estudo, de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa, objetiva refletir sobre o papel da internacionalização da educação superior na atualidade e suas repercussões no contexto universitário no século XXI. Para tanto, nos pautamos em pesquisas e documentos de reconhecida importância, centrados na internacionalização da educação superior como categoria de análise para potencializar o desenvolvimento das nossas reflexões. Os resultados apontaram para uma maior popularização da internacionalização transfronteiriça (crossborder) em relação à integral (comprehensive), do currículo e at home. Nesse sentido, nosso esforço foi propositivo, trazendo recomendações para cada eixo da internacionalização, pois acreditamos que elas podem contribuir para a ampliação do debate na educação superior e alicerçar projetos para além da pós-graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LEITE RAMALHO, B.; SANTOS, G. M. T. dos .; CAMPOS, J. G. dos S. . INTERNACIONALIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 12, n. 34, p. 06–14, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7145582. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/720. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

ALTBACH, P. G.; KNIGHT, J. “The internationalization of higher education: motivations and realities”. Journal of Studies in International Education, vol. 11, n. 3, 2007.

BARANZELLI, C. “Modelo de internacionalização em casa – IaH”. In: MOROSINI, M. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: Editora da PUC-RS, 2019.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos quantitativo, qualitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FINARDI, K.; SANTOS, J.; GUIMARÃES, F. “A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal”. Interfaces Brasil/Canadá, vol. 16, n. 1, 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

KNIGHT, J. “Definição Atualizada de Internacionalização”. Educação Superior Internacional, n. 33, 2003.

MOROSINI, M. C. “Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais”. Revista Roteiro, vol. 42, n. 1, 2018.

MOROSINI, M. C. Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: Editora da PUC-RS, 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Editora da FEEVALE, 2013.

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B. (orgs.). Formação, Representações e Saberes docentes: elementos para se pensar a profissionalização dos professores no século XXI. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2014.

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o Professor Profissionalizar o Ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003.

RAMOS, M. Y. “Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos”. Revista Educação e Pesquisa, vol. 44, 2018.

SANTOS, F. S.; ALMEIDA FILHO, N. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

SANTOS, G. M. T. A qualidade da educação superior e a pedagogia universitária: um olhar sobre a docência (Tese de Doutorado em Educação). Canoas: UNILASALLE, 2018.

SANTOS, G. M. T.; REIS, J. P. C. “COVID-19 e internacionalização em casa: potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem na educação superior”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 11, 2020.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: UNESCO, 2015.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem, Brasília: UNESCO, 2016.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)