INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA: CONCEPÇÕES DE SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O estudo analisa as concepções de servidores de uma Instituição Federal de Ensino de Minas Gerais sobre a temática da internacionalização em casa (IaH). Reflete sobre as potencialidades e características da IaH para o contexto educacional e traz à tona eixos que os servidores consideram como elementos da IaH. Além disso, revela a necessidade de se explorar mais o tema em tela no referido contexto, de modo a introjetar a IaH como uma atitude formativa na prática acadêmico-profissional da instituição e dos servidores.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALTBACH, P. G.; KNIGHT, J. “The internationalization of higher education: motivations and realities”. Journal of Studies in International Education, vol. 11, n. 3/4, Fall/Winter, 2007.
BARANZELLI, C. “Modelo de internacionalização em casa – IaH”. In: MOROSINI, M. C. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. “IAH: internacionalização e/ou interculturalidade at home?”. Linguagens, Educação e Sociedade, n. 47, 2021.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos quantitativo, qualitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FINARDI, K.; SANTOS, J.; GUIMARÃES, F. “A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal”. Interfaces Brasil/Canadá, vol. 16, n. 1, 2016.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2012.
KNIGHT, J. “Definição Atualizada de Internacionalização”. Educação Superior Internacional, n. 33, março, 2003.
MOROSINI, M. C. “Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais”. Roteiro, vol. 42, n. 1, 2018.
MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M. “Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações”. Educação em Revista, vol. 33, e155071, 2017.
SANTOS, F. S.; ALMEIDA FILHO, N. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
SANTOS, G. M. T. “Internacionalização em casa: reflexões para o contexto da educação matemática em tempos de pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 5, n. 14, 2021.
SANTOS, G. M. T.; REIS, J. P. C. “COVID-19 e internacionalização em casa: potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem na educação superior”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 11, 2020.
SANTOS, P. K.; MOROSINI, M. C. “A mobilidade de estrangeiros como desafio/ferramenta à Internacionalização em Casa - IAH: Desafios e Perspectivas da Internacionalização das Universidades Brasileiras”. In: BRITO, R. O. Internacionalização da educação básica e superior: desafios - perspectivas – experiências. Brasília: UNESCO, 2020.
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.