INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA: REFLEXÕES PARA O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos

Resumo

O presente estudo objetivou refletir sobre as potencialidades da internacionalização em casa para o contexto da Educação Matemática em tempos de pandemia da COVID-19. Para isso, analisa sobre a internacionalização do currículo e sua vertente por meio da internacionalização em casa. Traz possibilidades didático-pedagógicas para o ensino de matemática nos diferentes contextos à luz das tecnologias digitais. Reconhece a internacionalização como uma alternativa positiva para os processos de ensino-aprendizagem. Por fim, destaca que ela é uma tendência para o campo da Educação Matemática e pode possibilitar aos professores e estudantes novas interações e sociabilidades mediante o (re)conhecimento do local e do global em um ambiente virtualizado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SANTOS, G. M. T. dos. INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA: REFLEXÕES PARA O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 14, p. 110–115, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.4515130 . Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/245. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Ensaios

Referências

AQUINO, Estela M. L. et al. “Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil”. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 25, junho, 2020.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. “Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19.”. Em Rede – Revista de Educação a Distância, vol. 7, n. 1, 2020.

FINARDI, Kyria Rebeca; SANTOS, Jane Meri; GUIMARÃES, Felipe. “A relação entre línguas estrangeiras e o processo de internacionalização: evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal.” Interfaces Brasil/Canadá, vol. 16, n. 1, 2016.

HUETE, Juan Carlos Sánchez; BRAVO, José A. Fernández. O ensino da matemática: fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MOROSINI, Marília Costa. “Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais”. Roteiro, vol. 42, n. 1, 2018.

MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do. “Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações”. Educação em Revista, vol. 33, 2017.

SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. A qualidade da educação superior e a pedagogia universitária: um olhar sobre a docência. (Tese de Doutorado em Educação). Canoas: Universidade La Salle, 2018.

SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos et al. “Educação superior: reflexões a partir do advento da pandemia da COVID-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 4, n. 10, outubro, 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

RAMOS, Milena Yumi. “Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos”. Educação & Pesquisa, vol. 44, 2018.

SANTOS, Fernando Seabra; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

SENHORAS, Elói Martins. “COVID-19 e os padrões das relações nacionais e internacionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, agosto, 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)