DESAFIOS INVISÍVEIS: IMPACTOS DO TRABALHO NA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

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Queli Ghilardi Cancian
Vilmar Malacarne
José António Moreira
Elza Mesquita
Vitor Gonçalves

Resumo

Compreender a profissão docente, pressupõe compreender, a complexidade do ambiente de trabalho e a qualidade de vida e saúde desses profissionais. Partindo desta concepção, o artigo apresenta como objetivo a identificação e análise da saúde mental e qualidade de vida no desenvolvimento das atividades laborais dos professores estatutários que atuam em uma Universidade pública no Oeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa mista (qualitativa-quantitativa) de caráter exploratório, delineamento descritivo, desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, efetivada a partir da aplicação de um ‘questionário estruturado’, desenvolvido pelos próprios pesquisadores. A pesquisa contou com a participação de 94 professores voluntários de diferentes áreas de atuação. Os resultados evidenciaram a insatisfação dos docentes, manifesta a partir da identificação da excessiva carga de trabalho, da considerável perda de autonomia, e da extensão da jornada de trabalho, com indicativos de precarização e a intensificação do trabalho. No estudo identificou-se a presença de transtornos mentais entre os professores, sendo a ansiedade, e a depressão os transtornos com maior incidência. Sendo o sentimento de cansaço atribuído ao principal fator de influência negativa nas condições de saúde.

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Como Citar
CANCIAN, Q. G.; MALACARNE, V.; MOREIRA, J. A. .; MESQUITA, E. .; GONÇALVES, V. DESAFIOS INVISÍVEIS: IMPACTOS DO TRABALHO NA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 19, n. 55, p. 553–578, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13846027. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5510. Acesso em: 17 nov. 2024.
Seção
Artigos

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