DESAFIOS INVISÍVEIS: IMPACTOS DO TRABALHO NA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Contenido principal del artículo

Queli Ghilardi Cancian
Vilmar Malacarne
José António Moreira
Elza Mesquita
Vitor Gonçalves

Resumen

Compreender a profissão docente, pressupõe compreender, a complexidade do ambiente de trabalho e a qualidade de vida e saúde desses profissionais. Partindo desta concepção, o artigo apresenta como objetivo a identificação e análise da saúde mental e qualidade de vida no desenvolvimento das atividades laborais dos professores estatutários que atuam em uma Universidade pública no Oeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa mista (qualitativa-quantitativa) de caráter exploratório, delineamento descritivo, desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, efetivada a partir da aplicação de um ‘questionário estruturado’, desenvolvido pelos próprios pesquisadores. A pesquisa contou com a participação de 94 professores voluntários de diferentes áreas de atuação. Os resultados evidenciaram a insatisfação dos docentes, manifesta a partir da identificação da excessiva carga de trabalho, da considerável perda de autonomia, e da extensão da jornada de trabalho, com indicativos de precarização e a intensificação do trabalho. No estudo identificou-se a presença de transtornos mentais entre os professores, sendo a ansiedade, e a depressão os transtornos com maior incidência. Sendo o sentimento de cansaço atribuído ao principal fator de influência negativa nas condições de saúde.

Detalles del artículo

Cómo citar
CANCIAN, Q. G.; MALACARNE, V.; MOREIRA, J. A. .; MESQUITA, E. .; GONÇALVES, V. DESAFIOS INVISÍVEIS: IMPACTOS DO TRABALHO NA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 19, n. 55, p. 553–578, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13846027. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/5510. Acesso em: 16 oct. 2024.
Sección
Artículos

Citas

ALBUQUERQUE, G. S. C. et al. “Exploração e sofrimento mental de professores: um estudo na rede estadual de ensino do Paraná”. Trabalho, Educação e Saúde, vol. 16, 2018.

ALVES, P. C. Qualidade de vida e esgotamento profissional do professor universitário (Tese de Doutorado em Ciências da Saúde). Uberlândia: UFU, 2017.

ARAÚJO, T. M.; PINHO, P. S.; MASSON, M. L. V. “Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 35, 2019.

BARTKOWIAK, G. et al. “Academic Teachers about Their Productivity and a Sense of WellBeing in the Current COVID-19 Epidemic”. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 19, n. 9, 2022.

BATISTA, P. et al. “Anxiety and stress coping strategies in researchers during the COVD-19 pandemic”. Frontiers Public Health, vol. 10, 2022.

BOAS, A. A. V.; MORIN, E. M. “Indicadores de qualidade de vida no trabalho para professores de instituições públicas de ensino superior: uma comparação entre Brasil e Canadá”. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vol. 21, n. 2, 2023.

BORSOI, I. C. F. “Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de Ensino Superior”. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, vol. 15, n. 1, 2012.

BRASIL. 8º Conferência Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 1986. Disponível em: . Acesso em: 08/08/2024.

CAMPOS, M. F.; VIEGAS, M. F. “Saúde mental no trabalho docente: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga”. Cadernos de Pesquisa, vol. 28, n. 2, 2021.

CANCIAN, Q. G. et al. “Qualidade de vida no desenvolvimento do trabalho na percepções dos professores universitários”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.

CASTAÑEDA, J.; PESQUEIRA, L.; RODRÍGUEZ, A. “Prácticas Docentes Inclusivas en Educación Superior”. ResearchGate [2022]. Disponível em: . Acesso em: 08/08/2024.

CHIERICHETTI, M.; BACKER, P. “Exploring Faculty Perspectives during Emergency Remote Teaching in Engineering at a Large Public University”. Education Sciences, vol. 11, n. 419, 2021.

CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London: Sage publications, 2022.

DEJOURS, C. A loucura no trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Editora Cortez, 2015.

DINIZ, T. M. M. Estilo de vida, qualidade de vida e consumo alimentar de docentes do ensino superior (Tese de Mestrado em Educação para a Saúde). Coimbra: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, 2018.

DRAGANO, N.; LUNAU, T. “Technostress at work and mental health: concepts and research findings”. Curr. Opin. Psychiatry, vol. 33, 2020.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

FLORES, M. A.; GAGO, M. “Teacher training in times of the Covid-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses”. Journal of Education for Teaching, vol. 46, 2020.

FREITAS, J. A. R.; NAVARRO, V. L. “Intensificação do trabalho docente e saúde: estudo com docentes”. Revista Eletrônica de Educação, vol. 13, n. 3, 2019.

FREUDENBERGER, H. J. “Staff burn‐out”. Journal of social issues, vol. 30, n. 1, 1974.

HOOKER, S. A.; MASTERS, K. S.; PARK, C. L. “A meaningful life is a healthy life: A conceptual model linking meaning and meaning salience to health”. Review of General Psychology, vol. 22, n. 1, 2018.

IRSHAD, A.; TOOR, S. U. R. “Problems and Challenges in HumanResource Management: A Case of Large Organization in Pakistan”. Pakistan Journal of Commerce and Social Sciences, vol. 1, 2008.

JUÁREZ GARCÍA, A. Intervención y control de los factores psicosociales del estrés laboral: experiencias latinoamericanas. Ciudad de México: Bonilla Artigas Editores. 2021.

KITA, Y.; YASUDA, S.; GHERGHEL, C. “Online education and the mental health of faculty during the COVID-19 pandemic in Japan”. Scientific Reports, vol. 12, n. 1, 2022.

KUSH, J. M. et al. “Teachers’ mental health during the COVID-19 pandemic”. Educational Researcher, vol. 51, n. 9, 2022.

LEAVY, P. Research design: Quantitative, qualitative, mixed methods, arts-based, and community-based participatory research approaches. Nova York: Guilford Publications, 2022.

LI, Y. “Building well-being among university teachers: The roles of psychological capital and meaning in life”. European Journal of Work and Organizational Psychology, vol. 27, n. 5, 2018.

LIIP, M. N. O stress está dentro de você. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

LIMA, F. G.; PALOSKI, L. H. “Saúde mental e estilos de ensino de professores universitários de instituições públicas e privadas”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, n. 51, 2024.

LÓPEZ, V. E. R. et al. “Estrés, ansiedad y desempeño laboral en docentes universitarios”. South Florida Journal of Development, vol. 4, n. 8, 2023.

LUTHANS, F.; YOUSSEF, C. M. “Human, social, and now positivepsychological capital management: Investing in people for competitiveadvantage”. Organizational Dynamics, vol. 33, 2004.

MACÊDO, A. D. et al. “Saúde mental e os fatores associados ao estresse ocupacional entre professores do nível superior de ensino durante a pandemia de covid-19”. Revista Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, vol. 16, n. 1, 2024.

MARRINHAS, D. et al. “Burnout and technostress during the COVID-19 pandemic: the perception of higher education teachers and researchers”. Frontiers in Education [2023]. Disponível em: . Acesso em: 08/08/2024.

MARTINS, E. B.; SCHMITT, J. C.; ALVES, A. M. L. “Saúde docente: o possível impacto das condições de trabalho no ensino remoto emergencial”. Revista Espaço Pedagógico, vol. 28, n. 2, 2022.

MEDINA-BENAVIDES, J.; ALTAMIRANO-HIDALGO, F. “Salud mental y vínculos emocionales en docentes, trabajadores y administrativos universitarios”. Revista Estudios Psicológicos, vol. 3, n. 4, 2023.

MOURA, J. S. et al. “A precarização do trabalho docente e o adoecimento mental no contexto neoliberal”. Revista Profissão Docente, vol. 19, n. 40, 2019.

MOURA, J. S.; NUNES, C. P.; FERREIRA, L. G. “Transtornos Mentais e comportamentais em professores: influências na carreira profissional docente”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023

MUNIZ, C. F. D. et al. “Como ficou a saúde mental de docentes universitários durante a pandemia da Covid-19?” Revista Eletrônica Acervo Saúde, vol. 23, n. 5, 2023.

NERY, C.; BRITO, V. “Em 2022, mulheres dedicaram 9,6 horas por semana a mais do que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas”. Agência IBGE Notícias [2022]. Disponível em: . Acesso em: 12/03/2024.

OLIVEIRA, M. A. M. et al. “Proletarização, intensificação e controle do trabalho docente, na atualidade: seus impactos [...]”. Revista Cocar, vol. 13, n. 27, 2019.

OLIVEIRA, M. T. B. et al. “Síndrome de Burnout em professores universitários: revisão integrativa da literatura”. Revista Eletrônica Acervo Saúde, vol. 12, n. 9, 2020.

ORREGO, V. “Salud mental docente tras dos años de pandemia por COVID-19”. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, vol. 22, n. 49, 2023.

PARK, J.; BAUMEISTER, R. F. “Meaning in life and adjustment to daily stressors”. The Journal of Positive Psychology, vol. 12, n. 4, 2017.

PEDRAZA, P. A. A. “Precariedad laboral de los profesores temporales en universidades mexicanas”. Iztapalapa: Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, vol. 45, n. 96, 2024.

PINHO, P. S. et al. “Occupational stress, mental health, and gender among higher education teachers: an integrative review”. Saúde e Sociedade, vol. 32, 2024.

PINTO, E. et al. “A malversação do reconhecimento no trabalho docente precarizado e intensificado”. Trabalho (En) Cena, vol. 3, n. 2, 2018.

PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. “A precarização do trabalho docente no estado de São Paulo: vinte anos de reformas”. Educaçao Temática Digital, vol. 18, n. 1, 2016.

PRIESS, F. G. Características do estilo de vida e da qualidade de vida dos professores [...] (Dissertação de Mestrado em Educação Física). Curitiba: UFPR, 2011.

REDDING, C.; HENRY, G. T. “Leaving school early: An examination of novice teachers’ within-and end-of-year turnover”. American Educational Research Journal, vol. 56, n. 1, 2019.

REIS, A. C. Trabalho acadêmico e saúde de estudantes de pós-graduação diante dos cortes de financiamento à pesquisa (Dissertação de Mestrado em Educação). São Carlos: UFSCar, 2022.

RIBEIRO, D. B. et al. “Saúde mental e qualidade de vida de professores universitários”. Rearch, Society and Development, vol. 11, n. 15, 2022.

RODRÍGUEZ, A. R. et al. “Las Categorías Enseñanza, Aprendizaje; Desarrollo, Innovación Educativa y formación. Relaciones entre ellas”. Revista Científica Arbitrada Multidisciplinaria PENTACIENCIAS, vol. 4, n. 3, 2022.

RODRÍGUEZ, R. G. et al. “Resiliencia y prevención del síndrome de Burnout en docentes”. Revista Científica Arbitrada Multidisciplinaria PENTACIENCIAS, vol. 5, n. 5, 2023.

SANTOS, E. C.; ESPINOSA, M. M.; MARCON, S. R. “Quality of life, health and work of elementary school teachers”. Acta Paulista de Enfermagem, vol. 33, 2020.

SEABRA, F.; AIRES, L.; TEIXEIRA, A. “Transition to emergency remote teaching in higher education in Portugal – an exploratory study”. Dialogia, vol. 36, 2020.

SILVA, J. L. L. et al. “Prevalência da síndrome de Burnout entre professores da Escola Estadual em Niterói, Brasil”. Enfermería Actual de Costa Rica, n. 34, 2018.

SMITH, J. M. et al. “Exploring mental health and well-being among university faculty members: A qualitative study”. Journal of Psychosocial Nursing and Mental Health Services, vol. 60, n. 11, 2022.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 2022.

TOSTES, M. V. et al. “Sofrimento mental de professores do ensino público”. Saúde em Debate, vol. 42, 2018.

VICTOR, S. E. et al. “Only human: Mental-health difficulties among clinical, counseling, and school psychology faculty and trainees”. Perspectives on Psychological Science, vol. 17, n. 6, 2022.

VIEIRA, D. A.; MEIRINHOS, V. “COVID-19 lockdown in Portugal: challenges, strategies and effects on mental health”. Trends in Psychology, vol. 29, 2021.

ZAMARO, G.; PRADOS, M. J. “Gender differences in couples’ division of childcare, work and mental health during COVID-19

Artículos más leídos del mismo autor/a