QUALIDADE DE VIDA NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO NA PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

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Queli Ghilardi Cancian
Cassiane Beatrís Pasuck Benassi
Andréia Florêncio Eduardo de Deus
keila Okuda Tavares
Vilmar Malacarne

Resumo

É fator de reconhecimento mundial que o ambiente de trabalho pode influenciar na qualidade de vida e saúde de todas as pessoas. E o professor universitário no desenvolvimento de suas funções também está exposto a diferentes condições as quais podem comprometer a sua percepção de qualidade de vida. Nesta perspectiva, apresenta-se como objetivo da pesquisa, a investigação da qualidade de vida percebida pelos professores universitários sobre quatro dimensões: saúde mental; saúde física; relações sociais e relações ambientais. Trata-se de uma pesquisa mista (qualitativa-quantitativa), de caráter exploratório, com delineamento descritivo e abordagem comparativa. Os resultados encontrados sugerem que os professores entendem que possuem uma qualidade de vida satisfatória, porém, os dados relacionados à saúde mental demonstram a existência de docentes veneráveis ao se constatar que 40% dos participantes possuem alguma doença mental de forma isolada ou associada, bem como a apresentação de sinais que demonstram o esgotamento físico e mental no desenvolvimento da profissão.

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Como Citar
CANCIAN, Q. G. .; BENASSI, C. B. P.; DEUS, A. F. E. de; TAVARES, keila O.; MALACARNE, V. QUALIDADE DE VIDA NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO NA PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 371–386, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7749676. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1025. Acesso em: 18 dez. 2024.
Seção
Artigos

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