A UNIÃO HOMOAFETIVA ENQUANTO EXPRESSÃO DA BUSCA PELA FELICIDADE: PENSAR O PAPEL DO STF NO PAPEL CONTRAMAJORITÁRIO DO RECONHECIMENTO DE NOVOS ARRANJOS FAMILIARES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jessiane Schitini Cabral
Tauã Lima Verdan Rangel

Resumo

O objetivo principal do presente artigo é a explicação acerca da mutação da família no decorrer do tempo e da história, exercitando, ainda, o entendimento em torno de tais fenômenos. A metodologia empregada foi a historiográfica e dedutiva, a partir de pesquisas baseadas em artigos científicos que discorriam acerca do tema em questão. A família, no decorrer dos períodos históricos, teve a necessidade de se transformar, a fim de condicionar o desenvolvimento sadio dos seres humanos, de modo que a família tradicional e patriarcal passasse a ser estratificada, dando início a novas identidades familiares. Uma das perspectivas a serem analisadas nessa baliza, recai sobre a união homoafetiva e a ética do afeto. Isso porque o afeto é, hoje, entendido como princípio basilar da constituição do corpo familiar, e é a partir da união homoafetiva e dos avanços jurídicos condicionados a esta, que outras famílias vêm ganhando espaço e visibilidade em âmbito jurídico. Assim sendo, entra em cena o papel contramajoritário do STF, capaz de sanar problemas vinculados às legislações que não comportem ou adequem-se a tais famílias, representantes de minorias sociais, apoiadas em bases inconstitucionais. Para tanto, entende-se como crucial o desempenho de tal papel pelo STF, para que haja a promoção de uma sociedade igualitária, livre e democrática.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CABRAL, J. S. .; RANGEL, T. L. V. A UNIÃO HOMOAFETIVA ENQUANTO EXPRESSÃO DA BUSCA PELA FELICIDADE: PENSAR O PAPEL DO STF NO PAPEL CONTRAMAJORITÁRIO DO RECONHECIMENTO DE NOVOS ARRANJOS FAMILIARES. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 9, n. 27, p. 01–10, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.5814113. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/532. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BARROSO, Luís Roberto. “Contramajoritário, Representativo e iluminista: Os papeis dos Tribunais Constitucionais nas Democracias Contemporâneas”. Revista Direito e Práxis, vol. 9, n. 4, 2018.

BROOKS, Dário. “O general transgênero que lutou com exército de Zapata na Revolução Mexicana”. BBC News [2021]. Disponível em: <https://www.bbc.com>. Acesso em: 18/12/2021.

BRUM, Eliane. “A Suave Subversão da Velhice”. Revista Época [23/04/2010]. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com>. Acesso em: 05/12/2021.

COSTA, Angelo Brandeli; NARDE, Henrique Caetano. “O casamento ´homoafetivo´ e a política da sexualidade: implicações do afeto como justificativa das uniões de pessoas do mesmo sexo”. Revista Estudos Femininos, vol. 23, n. 1, 2015.

FARIAS, Cristiano Chaves de. “A Família da Pós-modernidade: Em Busca da Dignidade Perdida da Pessoa Humana”. Doutrinas Essenciais Família e Sucessões, vol. 1, agosto, 2011.

MORESO, José Juan. “ADI N. 4.277 – constitucionalidade e relevância da decisão sobre união homoafetiva: O STF como instituição contramajoritária no reconhecimento de uma concepção plural de família”. Revista Direito GV, vol. 9, n. 11, 2013.

SILVA, Mariana Gama Calori. “Proteção constitucional das minorias e o papel contramajoritário do STF”. Revista InterTema, vol. 38, n. 38, 2019.

SOUZA, Carolina M. B. “Família na Contemporaneidade: mudanças e permanências”. Caderno CRH, vol. 21, n. 54, 2008.

SOUZA, Erick Almeida Rodrigues de; RAMOS, Zélia Maria Xavier de; CORDEIRO, Chirley Vanuyre Vianna. “Direito à Felicidade: Análise Principiológica e Desdobramentos no Ordenamento Jurídico Brasileiro”. Revista do Direito Público, vol. 13, n. 2, 2018.

ZANI, Marina Costa; MANSANO, Sônia Regina Vargas. “Transformações Institucionais: Um Estudo Sobre os Novos Arranjos Familiares”. Semina: Ciências Sociais e Humanas, vol. 38, n. 1, 2017.