DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: UM SURVEY APLICADO A PROFESSORES E ALUNOS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Desde março de 2020, nosso país vem enfrentando a pandemia de Covid-19, o que levou ao fechamento de escolas e universidades, e a adesão do ensino remoto. Diante desse contexto, foi realizada uma pesquisa que tem como objetivo identificar e refletir sobre os desafios encontrados por professores e alunos durante a adaptação do ensino em meio a pandemia. O artigo apresenta um survey, de carácter descritivo, exploratório e de corte-transversal, onde os dados foram coletados através de um formulário online, no período de 2 junho a 26 de junho de 2020, participando ao todo da pesquisa 117 professores e alunos das redes públicas e privadas de ensino.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília: Planalto, 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 20/06/2020.
COSTA, R. et al. “Ensino de Enfermagem em Tempos de COVID-19: como se reinventar nesse contexto?”. Texto & Contexto Enfermagem, vol. 29, e20200202, 2020.
DATA. CETIC. BR. Portal Eletrônico DATA. CETIC. BR [2020]. Disponível em: <http://data.cetic.br/cetic>. Acesso em: 05/07/2020.
MORAN, J. M. “O que é educação a distância”. Portal Eletrônico do ECA/USP [2002]. Disponível em: < http://www.eca.usp.br>. Acesso em: 07/07/2020.
MOTA, J. S. “Utilização do google forms na pesquisa acadêmica”. Revista Humanidades e Inovação, vol. 6, n. 12, 2019.
OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. “Do Conteúdo Programático ao Sistema de Avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19)”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 2, n. 5, 2020.
SENHORAS, E. M. “O campo de poder das vacinas na pandemia da Covid-19”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 6, n. 18, 2021.