POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: ENSINO REMOTO E RETORNO PRESENCIAL NA PERSPECTIVA DE UNIVERSITÁRIOS

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Julia Severo dos Santos
Camila Daiane Silva
Adriane Oliveira
Marina Mota
Priscila Cadaval

Resumo

Com a pandemia de COVID-19 e a necessidade de frear a disseminação do vírus, as universidades suspenderam as atividades presenciais, implementando o ensino remoto emergencial. Assim, objetivou-se conhecer a percepção de universitários acerca da implementação do ensino remoto e em relação ao retorno às atividades presenciais na pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, que teve como população estudantes de graduação e pós-graduação de duas universidades federais localizadas na região sul do Brasil. Os dados foram coletados com um instrumento on-line via Google Forms, entre setembro/2020 e fevereiro/2021 e analisados com o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Obteve-se aprovação do Comitê de Ética de ambas instituições de ensino superior. Os acadêmicos destacaram, em relação ao ensino remoto, aspectos como o conforto de estar em casa, a autonomia e flexibilidade nos horários, a dificuldade de docentes com a tecnologia, além da baixa concentração para a realização das atividades. Já sobre o retorno às atividades presenciais, compreende-se que houve o desejo do retorno, entretanto havia também o receio de este ser precipitado e ocorrer de maneira negligente. Sendo assim, evidências contribuem para a compreensão da percepção dos universitários e o ensino no período pandêmico.

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Como Citar
SANTOS, J. S. dos; SILVA, C. D.; OLIVEIRA, A. M. N. de; MOTA, M. S.; CADAVAL, P. M. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: ENSINO REMOTO E RETORNO PRESENCIAL NA PERSPECTIVA DE UNIVERSITÁRIOS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 40, p. 203–219, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7807352. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1121. Acesso em: 3 maio. 2024.
Seção
Artigos

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