TEORIA DE GALPERIN: UM RECURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ENFRENTAR DESAFIOS CAUSADOS PELA COVID-19 À EDUCAÇÃO BRASILEIRA

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Maria Suerda Queiroz Moura
Antônia Batista Marques
Lucas Súllivam Marques Leite
Silvia Maria Costa Barbosa

Resumo

Com a pandemia da COVID-19, diversos setores precisaram se adequar para ao seu funcionamento. No que diz respeito à Educação Brasileira, foi necessário instituir o ensino remoto. Esse artigo discute sobre a Teoria de Galperin como recurso teórico-metodológico, tendo como objetivo discutir sobre a teoria da assimilação das ações mentais por etapas de Galperin como um recurso para o enfrentamento de desafios causados pela pandemia da COVID-19 no Brasil. Resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa, biliográfica e explicativa (quanto aos objetivos) fundamentada na Teoria Sócio-Histórico-Cultural, a partir dos estudos de Vigotski e Leontiev e seguidores como Galperin e Nuñez. Para a coleta dos dados realizou-se a seleção de obras sobre o tema e um levantamento de estudos publicados, no recorte temporal 2013-2022, no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontam que: no contexto de recomposição das aprendizagens em tempos de pandemia, a teoria de Galperin pode ser utilizada como recurso teórico-metodológico de forma parcial ou integral, podendo contribuir para a diminuição dos impactos negativos causados pela COVID-19, visto que contribui com elaboração de estratégias didático-metodológicas; abrange diferentes níveis de aprendizagens de estudantes e áreas de ensino; e há necessidade de estudos aprofundados sobre a teoria de Galperin, nos cursos de formação de professores.     

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Como Citar
QUEIROZ MOURA, M. S.; MARQUES, A. B.; LEITE, L. S. M.; BARBOSA , S. M. C. . TEORIA DE GALPERIN: UM RECURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ENFRENTAR DESAFIOS CAUSADOS PELA COVID-19 À EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 335–348, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8161145. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1703. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Silvia Maria Costa Barbosa , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1982), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E-mail: silviacostab@yahoo.com.br. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8430035884569094

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