TEORIA DE GALPERIN: UM RECURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ENFRENTAR DESAFIOS CAUSADOS PELA COVID-19 À EDUCAÇÃO BRASILEIRA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Com a pandemia da COVID-19, diversos setores precisaram se adequar para ao seu funcionamento. No que diz respeito à Educação Brasileira, foi necessário instituir o ensino remoto. Esse artigo discute sobre a Teoria de Galperin como recurso teórico-metodológico, tendo como objetivo discutir sobre a teoria da assimilação das ações mentais por etapas de Galperin como um recurso para o enfrentamento de desafios causados pela pandemia da COVID-19 no Brasil. Resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa, biliográfica e explicativa (quanto aos objetivos) fundamentada na Teoria Sócio-Histórico-Cultural, a partir dos estudos de Vigotski e Leontiev e seguidores como Galperin e Nuñez. Para a coleta dos dados realizou-se a seleção de obras sobre o tema e um levantamento de estudos publicados, no recorte temporal 2013-2022, no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados apontam que: no contexto de recomposição das aprendizagens em tempos de pandemia, a teoria de Galperin pode ser utilizada como recurso teórico-metodológico de forma parcial ou integral, podendo contribuir para a diminuição dos impactos negativos causados pela COVID-19, visto que contribui com elaboração de estratégias didático-metodológicas; abrange diferentes níveis de aprendizagens de estudantes e áreas de ensino; e há necessidade de estudos aprofundados sobre a teoria de Galperin, nos cursos de formação de professores.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ARAÚJO, H. C.; FEITOSA, S. A.; MENDOZA, H. J. G. “Diagnóstico do nível de aprendizagem por meio da Atividade de Situações Problema Discente para estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental de Colégio de Aplicação”. Research, Society and Development, vol. 9, n. 7, 2020.
CARVALHO, R. B. Orientação da ação escrever relatórios de trabalhos práticos experimentais nas ciências da natureza do ensino médio: contribuições da Teoria de Galperin (Tese de Doutorado em Educação). Natal: UFRN, 2016.
DEUS, A. F. E. et al. “Alfabetização em tempos de pandemia: realidade e desafios na percepção das famílias”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.
GALPERIN, P. “Sobre el método de formación por etapas de las acciones intelectuales”. In: ILIASOV, I. I.; LIAUDIS, V. Y. Antología de la Psicología Pedagógica y de las Edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1986.
GALPERIN, P. “Tipos de orientación y tipos de formación de acciones y de los conceptos”. In: ROJAS, L. Q. La formación de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Universidad Autónoma de Tlaxcala, 2001.
LEÓN, G. F. et al. “Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD): diálogo com Gloria Fariñas León a respeito de P. Ya. Galperin (In Memoriam)”. Obutchénie - Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, vol. 6, n. 3, 2022.
LEONTIEV, A. N. “Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil”. In: VIGOTSKII, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora Ícone, 2012.
MELO, S. M. S. et al. “Desafios de tradutores intérpretes de libras e estudantes surdos nas aulas remotas em tempos de pandemia”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 14, n. 42, 2023.
MOURA, M. S. Q. A formação da habilidade de identificar frações: significações enunciadas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental na atividade docente (Dissertação de Mestrado em Educação). Mossoró: UFRN, 2022.
NASCIMENTO, V. F. F. A.; DELGADO, O. T.; LEITE, J. S. “Contribuições da atividade de situações problema em adição e subtração como objeto educacional para estudantes do Ensino Fundamental”. Research, Society and Development, vol. 8, n. 9, 2019.
NÚÑEZ, I. B. Vygotsky, Leontiev, Galperin: Formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Editora Liber Livro, 2009.
NÚÑEZ, I. B.; BARROS, S. C. B. “O conhecimento de professores sobre a orientação do estudante na aprendizagem”. Cadernos de Pesquisa, vol. 26, n. 2, 2019.
NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. “A. teoria de P. Ya. Galperin como fundamento para a formação de habilidades gerais nas aulas de química”. Redequim, vol. 1, n. 1, 2015.
NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; OLIVEIRA, M. V. F. “A teoria de P. Ya. Galperin e a formação de conceitos teóricos na educação em Ciências: reflexões críticas e possibilidades”. Obutchénie - Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, vol. 4, n. 1, 2020.
RAMOS, M. F.; DAOUD, F. C.; MENDOZA, H. J. G. “Diagnóstico da aprendizagem por meio da atividade de situações problema discente em frações”. Revista Exitus, vol. 13, n. 1, 2023.
SILVA, T. T. G. Letramentos em tempos de pandemia: as significações de professoras do município de Mossoró/RN (Dissertação de Mestrado em Educação). Mossoró: UFRN, 2022.
TALIZINA, N. F. Psicología de la enseñanza. Moscou: Editorial Progreso, 1988.