EXPLORANDO EVIDÊNCIAS EM PUBLICAÇÕES QUE RELATAM OS DESAFIOS ACERCA DO ENSINO À DISTÂNCIA PARA ALUNOS SURDOS EM TEMPOS DE COVID-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Danilo da Costa
Gilvan Charles Cerqueira de Araújo
André Leite de Farias

Resumo

O ensino remoto durante a pandemia tem sido um grande desafio para todos os alunos e educadores, e isso inclui os alunos surdos. Para esses alunos, o ensino remoto apresenta desafios únicos, como a falta de acesso a intérpretes de língua de sinais e outras ferramentas de comunicação que são essenciais para sua aprendizagem. Deste modo, o objetivo desta revisão foi descobrir como estava ocorrendo as pesquisas sobre ensino à distancia para alunos surdos em tempos de Covid-19. Uma revisão foi realizada considerando as diretrizes de um ensaio exploratório, usando as seguintes bases de dados: Lens, Web of Science e Scopus. Com base nas características deste estudo, metodologias descritivas e qualitativas, bem como aplicações semânticas para análise de redes via representação visual com software VOSviewer foram utilizadas. Na busca foram encontrados e selecionados 14 documentos a partir da revisão e 05 selecionados para descriminação. Os principais achados destacam a importância de estratégias específicas para garantir a inclusão desses alunos. Como resultado, é importante destacar que os educadores e as instituições de ensino considerem essas evidências ao planejar o ensino remoto para alunos surdos eventuais questões de distanciamento e ensino remoto. Entre as conclusões, destaca-se a necessidade de pesquisas sobre diferentes estratégias para lidar com possíveis eventos que afetaram o ensino/aprendizagem de alunos surdos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
COSTA, D. da; ARAÚJO, G. C. C. de; FARIAS, A. L. de. EXPLORANDO EVIDÊNCIAS EM PUBLICAÇÕES QUE RELATAM OS DESAFIOS ACERCA DO ENSINO À DISTÂNCIA PARA ALUNOS SURDOS EM TEMPOS DE COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 41, p. 426–444, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7953910. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1359. Acesso em: 6 maio. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALJEDAANI, W. et al. “If online learning works for you, what about deaf students? Emerging challenges of online learning for deaf and hearing-impaired students during Covid-19: a literature review”. Universal Access in the Information Society [2022]. Disponível em: . Acesso em: 04/05/2023.

BASONBUL, N. A. S. “Shifting to D-learning during crises: Optimal experiences based on Saudi teachers of Deaf students’ viewpoint”. Online Journal of Communication and Media Technologies, vol. 13, n. 1, 2023.

BORODITSKY, L. “Does Language Shape Thought?: Mandarin and English Speakers’ Conceptions of Time”. Cognitive Psychology, vol. 43, n. 1, 2001.

BOUSTANY, J. La production des imprimés non-périodiques au Liban de 1733 à 1920: étude bibliométrique (Thèses Doctorat em Sciences de l'Information et de la Communication). Bordeaux: Université Michel de Montaigne, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2023.

BRASIL. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Ministério da Educação, 1994. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2023.

BRASIL. Decreto n. 10.502, de 30 de setembro de 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2023.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Planalto, 2014. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2023.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Brasília: Planalto, 2020. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2023.

BRASIL. Projeto de Lei n. 5.872, de 2019. Brasília: Câmara dos Deputados, 2019. Disponível em: . Acesso em: 12/05/2023.

GENTNER, D.; GOLDIN-MEADOW, S. (orgs.). Language in mind: advances in the study of language and thought. Cambridge: MIT Press, 2003.

LIBERATI, A. et al. “The PRISMA Statement for Reporting Systematic Reviews and Meta-Analyses of Studies That Evaluate Health Care Interventions: Explanation and Elaboration”. PLoS Medicine, vol. 6, n. 7, 2009.

MABRUROH, A. F. et al. “Design of deaf instruction during the Covid-19 pandemic”. MABRUROH, A. F. et al. Teacher Education and Teacher Professional Development in the Covid-19 Turn. New York: Routledge, 2022.

MARSCHARK, M.; ALBERTINI, J. A.; LANG, H. G. Educating deaf students: from research to practice. Oxford: Oxford University Press, 2010.

MARTINS, L. M. N.; LINS, H. A. M. “Tecnologia e educação de surdos: possibilidades de intervenção”. Revista Tecnologia e Sociedade, vol. 17, n. 38, 2021.

MORAN, J. M. “Educação inovadora na Sociedade da Informação”. Portal UFRGS [2006]. Disponível em: . Acesso em: 05/03/2023.

MORESI, E. A. D.; PINHO, I. “Análise bibliométrica da pesquisa em educação durante a pandemia da Covid-19”. Educação Temática Digital, vol. 24, n. 1, 2022.

PICONEZ, S. C. B.; FILATRO, A. C. “O desenvolvimento profissional da docência na formação de professores face a utilização das tecnologias”. Educação Temática Digital, vol. 10, n. 2, 2009.

PRITCHARD, A. “Statistical Bibliography or Bibliometrics”. Journal of Documentation, vol. 25, 1969.

QUADROS, R. M. “Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: inclusão/exclusão”. Ponto de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos, n. 5, 2003.

SANTOS, M. A.; ROCHA FILHO, J. B. R.; VASCONCELOS, E. S. “Educação de surdos: trajetória e perspectivas na legislação”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 13, n. 39, 2023.

SHIMAZAKI, E. M.; MENEGASSI, R. J.; FELLINI, D. G. N. “Atendimento Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia”. Praxis Educativa, vol. 15, 2020.

SUZUKI, J. C.; ARAÚJO, G. C. C. “Coronavírus: contribuição e necessidade de uma análise espacial”. In: MORAES, D. R. S.; SUZUKI, J. C.; BORGES, V. (orgs.). Análises de uma pandemia: diálogos políticos e pedagógicos. São Paulo: Editora USP, 2020.

SWANWICK, R. et al. “The impact of the Covid-19 pandemic on deaf adults, children and their families in Ghana”. Journal of the British Academy, vol. 8, 2020.

UNESCO. Declaração de Salamanca: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha: UNESCO, 1994.

ZUPIC, I.; CATER, T. “Bibliometric methods in management organization”. Organizational Research Methods, vol. 18, n. 3, 2014.