FORMAÇÃO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: CARACTERIZAÇÃO DE VÍDEOS DO YOUTUBE SOBRE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
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Resumo
A pandemia da Covid-19 ocasionou a suspensão das aulas pelo mundo todo em 2020 de forma repentina e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foi uma das estratégias utilizadas para oportunizar o ensino remoto aos estudantes, no entanto a adaptação ao novo cenário de docência foi um desafio para os educadores, como forma de lidar com as consequências psicossociais da pandemia, o desenvolvimento das competências socioemocionais dos docentes ainda mais espaço em publicações científicas e nos momentos de formação continuada, popularizados na plataforma do YouTube durante a pandemia. Diante disso, esse artigo é parte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino – IFMT, que teve como objetivo analisar as propostas apresentadas na plataforma do YouTube para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos educadores durante a pandemia da Covid-19. Para atender ao objetivo da pesquisa, foi realizada uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, na plataforma do YouTube, onde foram selecionados 15 vídeos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão previamente elencados, num recorte de tempo entre os anos de 2020 até agosto de 2021. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo e este artigo apresenta a caracterização dos vídeos pesquisados. Esta primeira parte da análise dos resultados, contribui para realização de uma caracterização das propostas veiculadas em vídeos no YouTube, que versavam sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais dos educadores durante a pandemia da Covid-19, foi possível identificar que o conteúdo socioemocional ganhou espaço nos momentos de formação de educadores, todavia, as propostas de desenvolvimento das competências socioemocionais dos educadores se apresentam como um espaço de perpetuação de ideologias acerca da naturalização do fracasso escolar.
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