OMISSÃO CURRICULAR DOS TERMOS GÊNERO E SEXUALIDADE E AS IMPLICAÇÕES NAS PRODUÇÕES DIDÁTICAS

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Edilce Maria Balbinot Borba
Ronualdo Marques
Marcos Antonio Florczak

Resumo

Este estudo aborda a omissão dos temas gênero e sexualidade nos currículos escolares, refletindo uma conjuntura marcada por valores conservadores e silenciamentos institucionais. O objetivo da pesquisa foi investigar como essas temáticas são tratadas em produtos educacionais oriundos de programas de mestrados profissionais da região Sul do Brasil, identificando suas abordagens pedagógicas e alinhamentos curriculares. Metodologicamente, adotou-se uma análise documental com abordagem qualitativa e quantitativa, baseada em três critérios: i) levantamento de dados por meio da busca de dissertações na plataforma CAPES com palavras-chave específicas; ii) seleção de quatro produções educacionais entre 2013 e 2022; iii) análise de conteúdo centrada nas categorias de presença temática e concepções pedagógicas adotadas. Os resultados apontam que, embora os produtos analisados tratem de educação sexual, prevalece uma abordagem restrita à dimensão biológica ou reprodutiva, com ausência de discussões críticas sobre gênero, identidade e diversidade sexual. Conclui-se que há um silenciamento curricular dessas temáticas nos documentos educacionais, reforçando a necessidade de políticas públicas e formações docentes que promovam uma educação emancipadora e comprometida com os direitos humanos.


 

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Como Citar
BORBA, E. M. B.; MARQUES, R.; FLORCZAK, M. A. . OMISSÃO CURRICULAR DOS TERMOS GÊNERO E SEXUALIDADE E AS IMPLICAÇÕES NAS PRODUÇÕES DIDÁTICAS . Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 22, n. 66, p. 211–234, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15708668. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/7331. Acesso em: 30 jul. 2025.
Seção
Ensaios

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