CADEIA PRODUTIVA DE PESCADO NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a cadeia produtiva da pesca artesanal na Colônia de Pescadores Z3, localizada em Pelotas-RS, demonstrando suas características gerais e as contribuições das políticas públicas, a fim de auxiliar a compreensão dos diversos elos que a compõem e facilitar a realização de estudos futuros. A metodologia empregada consistiu em revisão bibliográfica, levantamento de dados quantitativo através do Ministério da Pesca e Aquicultura, da FAO, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Secretaria de desenvolvimento Rural e Universidade Federal do Rio Grande. Foi realizada ainda uma entrevista com um membro da Associação dos Pescadores Feirantes de Pelotas (APEFPEL), utilizando a aplicação de um questionário semiestruturado e trabalho de campo. Os resultados apontam uma fragilidade produtiva do pescado em decorrência dos problemas estruturais e socioeconômicos enfrentados pelos diferentes agentes envolvidos desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto final aos consumidores.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ARAÚJO, M. J. Fundamentos de agronegócios. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
BEGOSSI, A. “The fishers and buyers from Búzios Island (Brazil): kin ties and modes of production”. Ciência e Cultura, vol. 48, n. 3, 1996
CASTRO, A. M. G. Cadeia produtiva e prospecção tecnológica como ferramentas para a gestão da competitividade. Disponível em: <http://www.desenvolvimento.gov.br> Acesso em: 04/06/2020.
DIAS-NETO, J. Diagnóstico da pesca marítima do Brasil. Brasília: IBAMA, 1996.
DIEGUES, AC. Pescadores, camponeses e trabalhadores do mar. São Paulo. Editora Ática, 1983.
EMATER/SDR/FURG. Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Piscicultura no estado do RS [2013]. Disponível em: <http://www.trabalhocompescadores.furg.br>. Acesso em: 15/07/2020.
FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. O Estado das Pescas e da Aquacultura no Mundo. Disponível em: <http://www.fao.org>. Acesso em: 21/07/2020.
FIGUEIRA, M C. Colônia de pescadores Z3, Pelotas – RS: da crise na pesca à expansão do turismo com base no patrimônio cultural (Dissertação de Mestrado). Pelotas: UFPel, 2009.
GARCEZ, D. S.; MUEHE, D. “Aspectos fisiográficos e sociais na ocupação de ambientes costeiros por comunidades de pesca artesanal no estado do Rio Grande do Sul, Brasil”. Anais do II Congresso Sobre Planejamento e Gestão da Zona Costeira dos Países de Expressão Portuguesa. Recife, 2003.
HELLEBRANDT, LUCENI MEDEIROS. Conflitos da pesca artesanal de tainha na colônia z3 e sua relação com as políticas públicas (Dissertação de Mestrado). Rio Grande: FURG, 2012.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Base de informações do Censo Demográfico 2010: Resultados do Universo por setor censitário. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.
KALIKOSKI, D. C.; VASCONCELLOS, M. Estudo das condições técnicas, econômicas e ambientais da pesca de pequena escala no estuário da Lagoa dos Patos, Brasil: uma metodologia de avaliação. Roma: FAO, 200.
MARRUL-FILHO, S. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: IBAMA, 2003.
MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura. Balança Comercial do pescado [2009]. Disponível em: <http://www.mpa.gov.br>. Acesso em: 30/05/2020.
MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura. Boletim Estatístico da Pesca e Aquicultura [2010]. Disponível em: <http://www.mpa.gov.br>. Acesso em: 30/05/2020.
MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura. “Ministro destaca potencial aquícola e pesqueiro do Brasil em Encontro com Novos Prefeitos e Prefeitas, no Rio” MPA. [2013]. Disponível em: <http://www.mpa.gov.br>. Acesso em: 26/05/2020.
MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura. Aquicultura [2013]. Disponível em: <http://www.mpa.gov.br>. Acesso em: 26/05/2020.
MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura. Pesca Artesanal [2013]. Disponível em: <http://www.mpa.gov.br>. Acesso em: 26/05/2020.
MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura. Pesca Industrial [2013]. Disponível em: <http://www.mpa.gov.br>. Acesso em: 26/05/2020.
PEIXE BR - Associação Brasileira de Piscicultura. Anuário Brasileiro da Piscicultura PEIXE BR 2018. Disponível em: <https://www.peixebr.com.br>. Acesso em: 31/08/2020.
PIEVE, S. M. N. “Pesca artesanal, etnobiologia e etnoictiologia na Colônia de Pesca-dores São Pedro (Z3), Pelotas, RS”. Anais do 2º Encontro da Rede de Estudos Rurais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
ROCHA, I. P.; ROCHA, D. M. Panorama da Produção Mundial e Brasileira de Pescado, com ênfase para o Segmento da Aqüicultura. Disponível em: <http://www.abccam.com.br>. Acesso em: 21/07/2020.
WALTER, T. Mecanismos de Proteção Social frente às Mudanças Climáticas: Uma análise sobre os pescadores artesanais na Lagoa dos Patos/RS (Relatório Técnico). Rio Grande: FURG, 2014.
ZYLBERSZTAJN, D.; FARINA, E. M.; SANTOS, R. C. O Sistema Agroindustrial do Café. São Paulo: FIA, 1993.