ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este estudo contempla reflexões sobre a interação entre teoria e prática no contexto do ensino superior, com base na experiência de estágio docente de uma mestranda na disciplina de Comunicação Oral e Escrita, oferecida no curso de Administração da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. O estágio em questão faz parte da avaliação do curso de Docência no Ensino Superior, inserido no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, conforme orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O texto descreve as atividades práticas realizadas durante o estágio, destacando a integração da leitura, análise e utilização de documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico do Curso. Essa abordagem se configura como uma análise qualitativa do processo. Através do estágio docente, observou-se sua relevância na formação de profissionais da educação superior, alinhada às diretrizes estabelecidas no campo do ensino e da aprendizagem, bem como às exigências da instituição de ensino superior e da CAPES. Em suma, a prática do estágio docente no meio acadêmico se revela como um componente essencial no processo de formação de educadores superiores, contribuindo para o alinhamento com as políticas educacionais e para o desenvolvimento de competências pedagógicas necessárias para o ensino eficaz no ensino superior.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALARCÃO, I. Formação Reflexiva de Professores: Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Porto, 1996.
BASTOLLA, F. F. et al. “A docência no ensino superior: reflexões sobre a prática da produção de textos na perspectiva da retórica”. Di@logus, vol. 6, n. 1, 2020.
BAUMAN, Z. Sobre Educação e Juventude: Conversas com Riccardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.
BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 23/-1/2024.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.
IMBERT, F. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Editora Plano A, 2003.
MICHOS, K. et al. “Examining the relationship between internship experiences, teaching enthusiasm, and teacher self-efficacy when using a mobile portfolio app”. Teaching and Teacher Education, vol. 109, 2022.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
NÓVOA, A. “Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola”. Educação e Realidade, vol. 44, n. 3, 2019.
SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes, pistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
SCHEFFER, D. C. D. et al. “O estágio de docência no ensino superior na pós-graduação stricto sensu: o fazer docente e a formação para a cidadania”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta. Plano de Desenvolvimento Institucional: PDI 2023 – 2027. Cruz Alta: UNICRUZ, 2023. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.
UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta. Projeto Pedagógico do Curso de Administração: PPC, 2019. Cruz Alta: UNICRUZ, 2019. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.
VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. “Estágio de docência: conciliando o desenvolvimento da tese com a prática em sala de aula”. Revista Brasileira de Pós-Graduação, vol. 4, n. 8, 2011.
VIEIRA, R. A. “Formação pós-graduada e docência no Ensino Superior: mapeamento das discussões sobre o estágio de docência na RBPG/Capes”. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 13, n. 2, 2013.