ENTRE AMORAS E IDENTIDADES: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR À LUZ DAS TEORIAS DE BAKHTIN, FAIRCLOUGH, VYGOTSKY E PAULO FREIRE
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Resumo
Este estudo investiga a obra “Amoras” de Emicida (2018) à luz das teorias de Bakhtin, Fairclough, Vygotsky e Paulo Freire, explorando suas contribuições para uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais, culturais e identitárias presentes no texto. A análise se concentra na polifonia bakhtiniana, na Análise do Discurso Crítica de Fairclough, no desenvolvimento cognitivo segundo Vygotsky e na pedagogia crítica de Freire, examinando como a protagonista negocia sua identidade em um contexto urbano multicultural. O objetivo central é demonstrar como essas teorias podem ser aplicadas para analisar a construção da identidade da protagonista em “Amoras”. A metodologia empregada é qualitativa e interpretativa, utilizando uma abordagem hermenêutica para desvelar os significados subjacentes ao texto literário. As teorias de Bakhtin, Fairclough, Vygotsky e Freire servem como um arcabouço analítico, permitindo uma leitura meticulosa de “Amoras” e identificando elementos de polifonia, Análise do Discurso Crítica, desenvolvimento cognitivo e diálogo educacional na obra. Os resultados revelam que a protagonista é influenciada por diversas vozes e experiências que moldam sua identidade de maneira dinâmica e complexa. A aplicação dessas teorias evidencia como a polifonia bakhtiniana enriquece a narrativa ao incorporar perspectivas culturais e históricas diversas. Além disso, a Análise do Discurso Crítica demonstra como o uso da linguagem desafia e reconfigura narrativas sociais dominantes, fomentando uma reflexão profunda sobre poder e identidade. Conclui-se que “Amoras” transcende a mera narração de uma história, oferecendo uma reflexão significativa sobre a importância do diálogo, da diversidade e do empoderamento na construção tanto de identidades individuais quanto coletivas.
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