ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Contenido principal del artículo
Resumen
Este estudo contempla reflexões sobre a interação entre teoria e prática no contexto do ensino superior, com base na experiência de estágio docente de uma mestranda na disciplina de Comunicação Oral e Escrita, oferecida no curso de Administração da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. O estágio em questão faz parte da avaliação do curso de Docência no Ensino Superior, inserido no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, conforme orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O texto descreve as atividades práticas realizadas durante o estágio, destacando a integração da leitura, análise e utilização de documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico do Curso. Essa abordagem se configura como uma análise qualitativa do processo. Através do estágio docente, observou-se sua relevância na formação de profissionais da educação superior, alinhada às diretrizes estabelecidas no campo do ensino e da aprendizagem, bem como às exigências da instituição de ensino superior e da CAPES. Em suma, a prática do estágio docente no meio acadêmico se revela como um componente essencial no processo de formação de educadores superiores, contribuindo para o alinhamento com as políticas educacionais e para o desenvolvimento de competências pedagógicas necessárias para o ensino eficaz no ensino superior.
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ALARCÃO, I. Formação Reflexiva de Professores: Estratégias de Supervisão. Porto: Editora Porto, 1996.
BASTOLLA, F. F. et al. “A docência no ensino superior: reflexões sobre a prática da produção de textos na perspectiva da retórica”. Di@logus, vol. 6, n. 1, 2020.
BAUMAN, Z. Sobre Educação e Juventude: Conversas com Riccardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.
BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: . Acesso em: 23/-1/2024.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.
IMBERT, F. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Editora Plano A, 2003.
MICHOS, K. et al. “Examining the relationship between internship experiences, teaching enthusiasm, and teacher self-efficacy when using a mobile portfolio app”. Teaching and Teacher Education, vol. 109, 2022.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
NÓVOA, A. “Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola”. Educação e Realidade, vol. 44, n. 3, 2019.
SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes, pistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
SCHEFFER, D. C. D. et al. “O estágio de docência no ensino superior na pós-graduação stricto sensu: o fazer docente e a formação para a cidadania”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 46, 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta. Plano de Desenvolvimento Institucional: PDI 2023 – 2027. Cruz Alta: UNICRUZ, 2023. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.
UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta. Projeto Pedagógico do Curso de Administração: PPC, 2019. Cruz Alta: UNICRUZ, 2019. Disponível em: . Acesso em: 23/01/2024.
VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. “Estágio de docência: conciliando o desenvolvimento da tese com a prática em sala de aula”. Revista Brasileira de Pós-Graduação, vol. 4, n. 8, 2011.
VIEIRA, R. A. “Formação pós-graduada e docência no Ensino Superior: mapeamento das discussões sobre o estágio de docência na RBPG/Capes”. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 13, n. 2, 2013.