O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: O FAZER DOCENTE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
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Resumo
Os estágios de docência são espaços de formação, trocas de saberes, vivências e experiências. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de analisar o estágio de docência desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, enfatizando o fazer docente e a formação para a cidadania. Em se tratando do percurso metodológico, salienta-se que a pesquisa é do tipo qualitativa, de caráter descritiva, sendo utilizados diários de bordo da professora estagiária, cuja análise dos dados se deu por meio da Análise Textual Discursiva. A partir da unitarização dos textos dos diários de bordo, surgiram algumas Unidades de Sentido, sendo criadas as seguintes categorias emergentes: Categoria I – Experienciando à docência por meio do estágio e Categoria II – O estágio como formação para a cidadania. A Categoria I discute a experiência do estágio, sinalizando desafios, problemáticas e reflexões acerca da atuação docente na contemporaneidade. Já a Categoria II debate o estágio como espaço de formação para a cidadania, pautando ações e intervenções para o desenvolvimento de sujeitos críticos e ativos na sociedade. Ao analisar os dados, notou-se que os estágios de docência são espaços de debates e interações socioculturais, sendo necessários para (re)pensar a formação de professores, bem como o fazer docente e a formação para a cidadania. Frente a isso, pode-se dizer que os estágios, além de proporcionarem vivências significativas, permitem também um (re)pensar no exercício da cidadania, reverberando em sujeitos engajados com as problemáticas emergentes.
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