FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BREVE RELAÇÃO DO CONCEITO DE DIÁLOGO DE PAULO FREIRE COM O DIALOGISMO BAKHTINIANO
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente artigo pretende discorrer acerca dos estudos realizados na Disciplina Paulo Freire e a Educação no Brasil do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo da disciplina é o estudo das principais obras freirianas, focalizando a educação brasileira. Partindo deste foco, pretendemos neste trabalho refletir sobre as contribuições da obra freiriana aos estudos sobre formação de professores no cenário brasileiro em paralelo à importância do dialogismo bakhtiniano na efetivação da prática docente.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BAKHTIN, M. M. “Os gêneros do discurso”. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. M. “Towards a reworking of the Dostoievsky book”. In: Problems of Dostoievsky’s poetics. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1987.
BORGES, H.; GRANDELLE, R. “Criticado por Bolsonaro, Paulo Freire é citado em tese de coronel presidente do ICMBio”. O Globo [26/04/2019]. Disponível em: <https://oglobo.globo.com>. Acesso em: 28/05/2019.
BRAGA, F. M. Disciplina Paulo Freire. Notas de aula. São Carlos: UFSCar, 2019.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: . Acesso em: 22/03/2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 2, de 28 de maio de 2009. Brasília: MEC, 2009.
FIDALGO, F; OLIVEIRA, M.A.M. A intensificação do trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas: Papirus, 2009.
FILHO, T. A. “Núcleo de Formação de Professores”. Portal NPF/UFScar. Disponível em: <http://www.nfp.ufscar.br>. Acesso em: 03/06/2019.
FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho dÁgua, 1995.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.]
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1997.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
MEC – Ministério da Educação. “Programas do MEC voltados à formação de professores”. Portal do MEC [2022]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 12/01/2022.
OLIVEIRA, R. M. M. A. “Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação”. Revista de Educação Pública, vol. 20, n. 43, 2011.
REALI, A. M. M. R.; MIZUKAM, M. G. N. “A linha de pesquisa Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem (PPGE-UFSCar): origem e trajetória”. Revista Eletrônica de Educação, vol. 11, n. 3, 2017.
SAVIANI, D. “Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro”. Revista Brasileira de Educação, vol. 14, n. 40, 2009.