DO INTERIOR DA BAHIA PARA O BRASIL: ENSINAR AS CRÔNICAS DE TATAH CAFÉ PARA QUÊ?
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Resumen
Este trabalho analisa como as crônicas de Café (2019) podem contribuir com o processo de fomentação da consciência cidadã do educando, via elevação do nível de letramento vernacular, se trabalhadas conforme sejam as demandas advindas das reais necessidades de aprendizagem do discente, sob o cotejo da teoria de Bakhtin (2014) e de Freire (2019). Nessa linha, defende-se um ensino que não dissocie a Língua Portuguesa da Literatura Brasileira, o que faz ressaltar a relevância social desta pesquisa por contribuir com a área educacional, bem social de sumo relevo na perseguição de demais direitos fundamentais à pessoa humana. A partir de um estudo de revisão bibliográfica, com coleta qualitativa de dados, verificou-se que a crônica, enquanto literatura, não deve ser vista como “menor”, sendo um dos gêneros por meio dos quais é possível fomentar a consciência cidadã, sob o enfoque dos poderes da literatura, conforme asseveram os estudos de Compagnon (2009).
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