O LETRAMENTO, A HOMOFOBIA E O RACISMO
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente ensaio evidencia como o baixo nível de letramento vernacular tem fragilizado a democracia do Brasil. Nessa toada, o Congresso Nacional se queda inerte ao não legislar o crime da homofobia, por exemplo, assim considerado por causa de um entendimento do Supremo Tribunal Federal que o equipara ao racismo. De igual modo, a escravidão se reverbera na contemporaneidade por meio da intolerância à diversidade e de práticas preconceituosas, ainda constantes no Brasil, apesar de o direito não a aprovar. Nesse sentido, notabiliza-se o relevo da educação por meio do ensino de crônicas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais (c) .
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
ALELUIA, M. O amor cinza. Belo Horizonte: Letras, 2003. Disponível em: <https://www.letras.mus.br>. Acesso em: 13/06/2021.
ANDRADE, P. R. Manual do Professor: constituição do gênero, recepção e reflexos no ensino e aprendizado de língua materna. Tese de doutorado em Letras Vernáculas. Porto Alegre: PUCRS/UNEB, 2014.
BAHIA, F. Constitucional Prática. Salvador: JusPODIVM, 2020.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 2013.
CAFÉ, T. Notas Afetivas: entre memórias, poesias e leituras crônicas. Salvador: Egba, 2019.
CRUZ, J. Nois é jeca mais é joia. Belo Horizonte: Letras, 2003. Disponível em: <https://www.letras.mus.br>. Acesso em: 03/06/2021.
FLORESTA, N. “Páginas de uma vida obscura”. In: XIMENES, S. B. (orgs). Cinco obras completas: Nísia Floresta. [s. l.]: Editor Sergio Barcellos Ximenes, 2019. Disponível em: <https://ler.amazon.com.br>. Acesso em: 28/06/2021.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019.
GAMA, L. G. Luiz Gama. Belo Horizonte: UFMG, 2021. Disponível em: . Acesso em: 01/08/2021.
MATOS, A. G. S. O Direito ao letramento vernacular: contradições e perspectivas para o ensino de pontuação a partir da construção textual-discursiva do gênero crônica (Dissertação de Mestrado Profissional em Letras). Santo Antônio de Jesus: UNEB, 2021.