ENSAIO SOBRE O DIREITO AO LETRAMENTO VERNACULAR

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Alexandra Gomes dos Santos Matos

Resumo

O presente ensaio reflete sobre a importância da efetivação do direito ao letramento vernacular como uma forma de empreender defesa à democracia brasileira, demonstrando o relevo de que esse assunto se faça presente nas aulas de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira, sobretudo, na educação básica. Por essa linha, a Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/1988) pressupõe que todos conhecem os dispositivos legais, contudo estudos científicos apontam para o baixo nível de letramento vernacular, sobretudo, dos alunos de escola pública, principal via de combate à democracia do Brasil contemporâneo. É dever da escola fomentar esse conhecimento, conforme seja o nível de inserção de aprendizagem desse educando, partindo das habilidades mais simples para que as mais complexas sejam alcançadas. Nessa linha, o presente ensaio apresenta a crônica e a pontuação como uma das formas iniciais de diálogo com os gêneros jurídicos, de modo a efetivar o direito ao letramento vernacular para todos, como esculpido pela CRFB/1988.  

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Como Citar
MATOS, A. G. dos S. ENSAIO SOBRE O DIREITO AO LETRAMENTO VERNACULAR. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 8, n. 24, p. 121–129, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.5770524. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/521. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ensaios

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