O LETRAMENTO, A HOMOFOBIA E O RACISMO
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente ensaio evidencia como o baixo nível de letramento vernacular tem fragilizado a democracia do Brasil. Nessa toada, o Congresso Nacional se queda inerte ao não legislar o crime da homofobia, por exemplo, assim considerado por causa de um entendimento do Supremo Tribunal Federal que o equipara ao racismo. De igual modo, a escravidão se reverbera na contemporaneidade por meio da intolerância à diversidade e de práticas preconceituosas, ainda constantes no Brasil, apesar de o direito não a aprovar. Nesse sentido, notabiliza-se o relevo da educação por meio do ensino de crônicas.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
ALELUIA, M. O amor cinza. Belo Horizonte: Letras, 2003. Disponível em: <https://www.letras.mus.br>. Acesso em: 13/06/2021.
ANDRADE, P. R. Manual do Professor: constituição do gênero, recepção e reflexos no ensino e aprendizado de língua materna. Tese de doutorado em Letras Vernáculas. Porto Alegre: PUCRS/UNEB, 2014.
BAHIA, F. Constitucional Prática. Salvador: JusPODIVM, 2020.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 2013.
CAFÉ, T. Notas Afetivas: entre memórias, poesias e leituras crônicas. Salvador: Egba, 2019.
CRUZ, J. Nois é jeca mais é joia. Belo Horizonte: Letras, 2003. Disponível em: <https://www.letras.mus.br>. Acesso em: 03/06/2021.
FLORESTA, N. “Páginas de uma vida obscura”. In: XIMENES, S. B. (orgs). Cinco obras completas: Nísia Floresta. [s. l.]: Editor Sergio Barcellos Ximenes, 2019. Disponível em: <https://ler.amazon.com.br>. Acesso em: 28/06/2021.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019.
GAMA, L. G. Luiz Gama. Belo Horizonte: UFMG, 2021. Disponível em: . Acesso em: 01/08/2021.
MATOS, A. G. S. O Direito ao letramento vernacular: contradições e perspectivas para o ensino de pontuação a partir da construção textual-discursiva do gênero crônica (Dissertação de Mestrado Profissional em Letras). Santo Antônio de Jesus: UNEB, 2021.