A ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Contenido principal del artículo

Wagner Feitosa Avelino
Alessandra Cristina Correa
Katia Cristina Deps Miguel

Resumen

O presente ensaio tem como proposta enfatizar a instituição escolar como espaço significativo no processo sociocognitivo de alunos e professores. A escola contemporânea tem sido motivo de inúmeros debates, acerca das políticas públicas educacionais, da gestão democrática e inclusiva, da formação de professores e da socialização do indivíduo, não recebendo as atenções devidas e resultando em pesquisas etnográficas na busca de explicações. A estrutura da pesquisa parte de pressupostos da revisão da literatura à luz de Maurice Tardif, Pierre Bourdieu, Paulo Freire e Lev Vygotsky. Desse modo, o texto objetiva coadunar e analisar implicações que permeiam em âmbito escolar.

Detalles del artículo

Cómo citar
AVELINO, W. F. .; CORREA, A. C. .; DEPS MIGUEL, K. C. A ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 9, n. 25, p. 56–61, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.5812352. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/529. Acesso em: 21 nov. 2024.
Sección
Ensayos

Citas

BOURDIEU, Pierre. Estrutura, habitus e prática. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BRASIL. Lei 13.415 de 17 de fevereiro de 2017. Brasília: Planalto, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28/12/2021.

FERREIRO, Emilia.Com todas as letras. São Paulo: Editora Cortez. 2001.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes. 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKY, L. S., LURIA, A R., LEONTIEV, A N., Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: EDUSP, 1991.