A ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente ensaio tem como proposta enfatizar a instituição escolar como espaço significativo no processo sociocognitivo de alunos e professores. A escola contemporânea tem sido motivo de inúmeros debates, acerca das políticas públicas educacionais, da gestão democrática e inclusiva, da formação de professores e da socialização do indivíduo, não recebendo as atenções devidas e resultando em pesquisas etnográficas na busca de explicações. A estrutura da pesquisa parte de pressupostos da revisão da literatura à luz de Maurice Tardif, Pierre Bourdieu, Paulo Freire e Lev Vygotsky. Desse modo, o texto objetiva coadunar e analisar implicações que permeiam em âmbito escolar.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
BOURDIEU, Pierre. Estrutura, habitus e prática. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BRASIL. Lei 13.415 de 17 de fevereiro de 2017. Brasília: Planalto, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28/12/2021.
FERREIRO, Emilia.Com todas as letras. São Paulo: Editora Cortez. 2001.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes. 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKY, L. S., LURIA, A R., LEONTIEV, A N., Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: EDUSP, 1991.