TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DO INVENTÁRIO DE DEPRESSÃO DE BECK PARA A POPULAÇÃO SURDA
Contenido principal del artículo
Resumen
A depressão afeta a capacidade funcional do indivíduo, podendo ser ampliada na presença de quem convive com uma condição crônica como é o caso da deficiência auditiva. Na prática psicológica, o acolhimento do deficiente auditivo torna-se limitado por não dispor de profissionais e instrumentos capacitados para essa população. O objetivo desta pesquisa foi traduzir, adaptar e validar a Escala de Depressão de Beck (BDI) para a Língua Brasileira de Sinais. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal com adaptação realizada em cinco etapas: (1) tradução semântica; (2) tradução para glosa; (3) revisão técnica e avaliação da equivalência semântica; (4) retrotradução; e (5) estudo piloto. O estudo contou com 181 participantes com idade variando de 18 a 72 anos (M = 34,46; DP = 12,3), 50 pessoas com surdez e 131 ouvintes. Os dados foram analisados através dos softwares SPSS STATISTICS e Factor. A versão adaptada do BDI apontou uma estrutura unidimensional [UniCo = 0,98 (IC95% = 0,99 - 0,99) e MIREAL = 0,19 (IC95% = 0,15 - 0,20)] evidenciando boa consistência interna e confiabilidade (α = 0,93 e ω = 0,97) na amostra de adultos surdos. Conclui-se que o BDI indica evidências da adequação para a população surda, podendo auxiliar pesquisadores e clínicos na compreensão dos fenômenos psicológicos relacionados à população surda e ouvinte. Ademais, aponta-se para a necessidade de estudos futuros em populações surdas de diferentes regiões do Brasil.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Copyright (c). Boletim de Coyuntura (BOCA)
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
Citas
AANONDSEN, C. M. et al. “Deaf and hard-of-hearing children and adolescents’ mental health, Quality of Life and communication”. BMC Psychiatry, vol. 23, n. 1, 2023.
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15.290: Acessibilidade em comunicação na televisão. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.
ADIGUN, T. O. “Depression and individuals with hearing impairment: A systematic review”. Journal of Psychology and Pyschotherapy, vol. 7, n. 5, 2017.
AGÊNCIA BRASIL. “País tem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, diz estudo”. Agência Brasil [2019]. Disponível em: . Acesso em: 06/12/2023.
AGUIAR, L. C. et al. “Clínica psicológica e políticas públicas: um olhar voltado para deficientes auditivos”. Brazilian Journal of Health Review, vol. 4, n. 2, 2021.
AKRAM, B. et al. “Social exclusion, mental health and suicidal ideation among adults with hearing loss: protective and risk factors”. Development, vol. 2, n. 3, 2018.
BARRETO, C.; BÔAS, L. V. “Além do psicodiagnóstico: práticas inclusivas a partir da avaliação psicológica”. Brazilian Journal of Development, vol. 7, n. 2, 2021.
BECK, A. T. et al. Beck depression inventory. Washignton: APA, 1996.
BECKER, G. Growing old in silence. California: Univ of California Press, 2023.
BLAZER, D. G. “Hearing loss and psychiatric disorders”. The Hearing Journal, vol. 73, n. 11, 2020.
BOTT, A.; SAUNDERS, G. “A scoping review of studies investigating hearing loss, social isolation and/or loneliness in adults”. International Journal of Audiology, vol. 60, 2021.
BOZZAY, M. L. et al. “Adolescent depression: Differential symptom presentations in deaf and hard-of-hearing youth using the Patient Health Questionnaire-9”. The Journal of Deaf Studies and Deaf Education, vol. 22, n. 2, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: . Acesso em: 06/12/2023.
BRASIL. Portaria GM n. 2.073, de 28 de setembro de 2004. Brasília: Planalto, 2004. Disponível em: . Acesso em: 06/12/2023.
BRITOS, E.; SILVEIRA, Z. M. “Os desafios na inclusão social dos surdos que dispõem da língua brasileira de sinais - LIBRAS em sua comunicação”. Revista Saberes Pedagógicos, vol. 4, n. 3, 2020.
CAI, H. et al. “Global prevalence of depression in older adults: a systematic review and meta-analysis of epidemiological surveys”. Asian journal of Psychiatry, vol. 80, 2023
CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. (ed.). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira: sinais de M a Z. São Paulo: Editora da USP, 2001.
CEJAS, I. et al. “Prevalence of depression and anxiety in adolescents with hearing loss”. Otology and Neurotology, vol. 42, n. 4, 2021.
CERQUEIRA, L. M.; SALVADORI, J. C. “Escolarização e Educação Inclusiva de/com surdos: os entrelaços do cotidiano escolar”. REDE-Revista Diálogos em Educação, vol. 1, n. 1, 2020.
CFP - Conselho Federal de Psicologia. Construção, adaptação e validação de instrumentos para pessoas com deficiências. Brasília: CFP, 2019. Disponível em: . Acesso em: 06/12/2023.
CHATZIDAMIANOS, G. et al. “The challenges and facilitators to successful translation and adaptation of written self-report psychological measures into sign languages: A systematic review”. Psychological Assessment, vol. 33, n. 11, 2021.
CHAVEIRO, N. et al. “Quality of life of deaf people who communicate in sign language: integrative review”. Interface: Comunicação Saúde Educação, vol. 18, n. 48, 2014.
CHOI, J. S. et al. “Factors associated with unilateral hearing loss and impact on communication in US adults”. Otolaryngology–Head and Neck Surgery, vol. 165, n. 6, 2021.
CHOUDHURY, M. “Hearing loss a triggering factor to depression: a systematic review”. Scholarly Journal of Otolaryngology, vol. 2, n. 3, 2019.
COHEN, R. J.; SWERDLIK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e Avaliação Psicológica: Introdução a Testes e Medidas. São Paulo: AMGH Editora, 2014
COSH, S. et al. “Depression in elderly patients with hearing loss: current perspectives”. Clinical Interventions in Aging, vol. 14, 2019.
COTTA, B. S. S. et al. “A dificuldade no atendimento médico às pessoas surdas”. Revista Interdisciplinar Ciências Médicas, vol. 3, n. 1, 2019.
CROWSON, M. G. “Predicting Depression from Hearing Loss Using Artificial Intelligence”. The Hearing Journal, vol. 74, n. 5, 2021.
DAMÁSIO, B. F. “Uso da análise fatorial exploratória em psicologia”. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, vol. 11, n. 2, 2012.
DANIALI, H.; MARTINUSSEN, M.; FLATEN, M. A. “A global meta-analysis of depression, anxiety, and stress before and during COVID-19”. Health Psychology, vol. 42, n. 2, 2023.
DAVIS, A. C.; HOFFMAN, H. J. “Hearing loss: rising prevalence and impact”. Bulletin of the World Health Organization, vol. 97, n. 10, 2019.
DUARTE, S. B. R. et al. “Validation of the WHOQOL-Bref instrument in Brazilian sign language (Libras)”. Quality of Life Research, vol. 30, 2021.
DUNN, T. J. et al. “From alpha to omega: A practical solution to the pervasive problem of internal consistency estimation”. British Journal of Psychology, vol. 105, n. 3, 2014.
ELOVANIO, M. et al. “General Health Questionnaire (GHQ-12), Beck Depression Inventory (BDI-6), and Mental Health Index (MHI-5): psychometric and predictive properties in a Finnish population-based sample”. Psychiatry Research, vol. 289, 2020.
FERRANDO, P. J.; LORENZO-SEVA, U. “Assessing the quality and appropriateness of factor solutions and factor score estimates in exploratory item factor analysis”. Educational and Psychological Measurement, vol. 78, n. 5, 2018.
FERRANDO, P. J.; LORENZO-SEVA, U. “Program FACTOR at 10: Origins, development and future directions”. Psicothema, vol. 29, n. 2, 2017.
FERRARI, S. et al. “Acquired hearing loss, anger, and emotional distress: The mediating role of perceived disability”. The Journal of nervous and mental disease, vol. 207, n. 6, 2019.
FRANCISCO, G. S. A. M.; MESQUITA, C. T. “Access to health services among deaf people: An issue of inclusion and linguistic rights”. International Journal of Cardiovascular Sciences, vol. 36, 2023.
FURR, R. M. Psychometrics: an introduction. London: Sage, 2021.
GARBEROGLIO, C. L. et al. “The Self-Determination Inventory: Student Report American Sign Language Translation”. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, vol. 27, n. 3, 2022.
GOLD, S. M. et al. “Comorbid depression in medical diseases”. Nature Reviews Disease Primers, vol. 6, n. 1, 2020.
GOODMAN, S. H. “Intergenerational transmission of depression”. Annual Review of Clinical Psychology, vol. 16, 2020.
HOLGADO–TELLO, F. P. et al. “Polychoric versus Pearson correlations in exploratory and confirmatory factor analysis of ordinal variables”. Quality and Quantity, vol. 44, 2010.
JAMES, T. G. et al. “Community-engaged needs assessment of Deaf American Sign Language users in Florida, 2018”. Public Health Reports, vol. 137, n. 4, 2022.
KHAN, W. A. “Your Language, Your Identity: The Impact of Cultural Identity in Teaching English as a Foreign Language”. European Journal of English Language Teaching, vol. 5, n. 4, 2020.
LAWRENCE, B. J. et al. “Hearing loss and depression in older adults: a systematic review and meta-analysis”. The Gerontologist, vol. 60, n. 3, 2020.
LEIGH, I. W.; ROBINS, C. J.; WELKOWITZ, J. “Modification of the Beck Depression Inventory for use with a deaf population”. Journal of Clinical Psychology, vol. 44, n. 5, 1988.
LI, H.; PREVATT, F. “Deaf and hard of hearing children and adolescents in China: their fears and anxieties”. American Annals of the Deaf, vol. 155, n. 4, 2010.
LORENZO-SEVA, U.; TIMMERMAN, M. E.; KIERS, H. A. L. “The Hull method for selecting the number of common factors”. Multivariate Behavioral Research, vol. 46, n. 2, 2011.
MACEDO, E. A. et al. “Depression in systemic lupus erythematosus: gender differences in the performance of the Beck Depression Inventory (BDI), Center for Epidemiologic Studies Depression Scale (CES-D), and Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS)”. Lupus, vol. 27, n. 2, 2018.
MALHI, G. S.; MANN, J. J. “Depression”. The Lancet, vol. 392, n. 10161, 2018.
MARMAMULA, S. et al. “Depression, combined visual and hearing impairment (dual sensory impairment): a hidden multi-morbidity among the elderly in Residential Care in India”. Scientific Reports, vol. 11, n. 1, 2021.
MCDONALD, R. P. Test theory: A unified treatment. London: Psychology Press, 2013.
NIAZI, Y.; EJAZ, B.; MUAZZAM, A. “Impact of hearing impairment on psychological distress and subjective well-being in older adults”. Pakistan Journal of Medical Sciences, vol. 36, n. 6, 2020.
PASQUALI, L. TEP-Técnicas de exame psicológico: os fundamentos. São Paulo: Editora Vetor, 2016.
PINTO, M. M. A criança surda na Educação Infantil: o desenvolvimento de linguagem na perspectiva do professor (Dissertação de Mestrado em Educação Especial). São Carlos: UFSCar, 2021.
RAMINHOS, M. F. L. Qualidade de vida em indivíduos com perda auditiva: revisão sistemática da literatura (Dissertação de Mestrado em Gestão e Avaliação em Tecnologias da Saúde). Lisboa: Instituto Politecnico de Lisboa, 2019.
RASTGOO, R. et al. “Sign language production: A review”. Proceedings of the IEEE: Conference on Computer Vision and Pattern Recognition. Nashville: IEEE, 2021.
REPPOLD, C. T., et al. “Perfil dos psicólogos brasileiros que utilizam Testes Psicológicos: Áreas e instrumentos utilizados”. Psicologia: Ciência e Profissão, vol. 40, 2020.
SANCHEZ, C. N. M. Adaptação da Escala de Ansiedade de Beck para avaliação de surdos e cegos (Tese de doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento). Belém. UFPA, 2013.
SANCHEZ, C. N. M.; GOUVEIA JR, A. “Adaptação da EAH para população de surdos falantes de LIBRAS”. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, vol. 10, n. 2, 2008.
SANIASIAYA, J. “Hearing loss in SARS-CoV-2: what do we know?”. Ear, Nose and Throat Journal, vol. 100, 2021
SANTOS, A. S.; PORTES, A. J. F. “Percepciones de sujetos sordos sobre la comunicación en la Atención Básica a la Salud”. Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol. 27, 2019.
SCINICARIELLO, F. et al. “Age and sex differences in hearing loss association with depressive symptoms: Analyses of NHANES 2011–2012”. Psychological Medicine, vol. 49, n. 6, 2019
SHIN, H. Y.; HWANG, H. J. “Mental health of the people with hearing impairment in Korea: A population-based cross-sectional study”. Korean Journal of Family Medicine, vol. 38, n. 2, 2017.
SHOREY, S.; NG, E. D.; WONG, Ce. HJ. “Global prevalence of depression and elevated depressive symptoms among adolescents: A systematic review and meta‐analysis”. British Journal of Clinical Psychology, vol. 61, n. 2, 2022.
SILVA, L. O. et al. “Adaptação da escala de coping de billings e moos (ecbm) para surdos: um estudo piloto”. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, vol. 21, n. 2, 2018.
SOUZA, F. D. L. Tradução Comentada com Uso de Glosas do Artigo: “O Intérprete de Libras e a Inclusão Social do Surdo” (Trabalho de Conclusão do Curso em Letras Libras). Florianópolis: UFSC, 2020.
TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S.; ULLMAN, J. B. Using multivariate statistics. Boston: Pearson, 2013.
TONIN, R. P.; FUKUDA, C. C. “Adaptação para Libras da Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes”. Avaliação Psicológica, vol. 19, n. 1, 2020.
TSÍMPIDA, D. et al. “Determinants of health-related quality of life (HRQoL) among deaf and hard of hearing adults in Greece: a cross-sectional study”. Archives of Public Health, vol. 76, n. 1, 2018.
URBINA, S. Essentials of psychological testing. London: John Wiley and Sons, 2014.
VALENTINI, F.; DAMASIO, B. F. “Average Variance Extracted and Composite Reliability: Reliability Coefficients/Variancia Media Extraida e Confiabilidade Composta: Indicadores de Precisao”. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 32, n. 2, 2016.
WANG, Y. P.; GORENSTEIN, C. “The beck depression inventory: uses and applications”. In: MARTIN, C. R. The Neuroscience Of Depression. London: Academic Press, 2021.
WESTHOFF-BLECK, M. et al. “Diagnostic evaluation of the hospital depression scale (HADS) and the Beck depression inventory II (BDI-II) in adults with congenital heart disease using a structured clinical interview: Impact of depression severity”. European Journal of Preventive Cardiology, vol. 27, n. 4, 2020.
WHO - World Health Organization. “Deafness and hearing loss”. World Health Organization [2023]. Disponível em: . Acesso em: 06/12/2023.
WHO - World Health Organization. “Global costs of unaddressed hearing loss and cost-effectiveness of interventions: a WHO report, 2017”. World Health Organization [2017]. Disponível em: . Acesso em: 06/12/2023.
WILKINS, A. M. et al. “Characteristics of psychologists assessing deaf and hard of hearing clients”. The Journal of Deaf Studies and Deaf Education, vol. 27, n. 2, 2022.
WILSON, B. S. et al. “Global hearing health care: new findings and perspectives”. The Lancet, vol. 390, n. 10111, 2017.