ESCALA DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE ANSIEDADE E INCERTEZA PRÉ-EXAME: EVIDÊNCIAS PSICOMETRICAS NO BRASIL
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Resumo
Durante a permanência de estudantes em Instituições de Ensino Superior (IES) é comum que estes respondam a provas que são aplicadas como testagem das competências e habilidades adquiridas, e seja experienciado o fenômeno da ansiedade de provas, quando são percepcionadas situações avaliativas como ameaçadoras. Frente a isso, o indivíduo adota estratégias de enfrentamento para regular os níveis de ansiedade e à vista disso, a presente pesquisa busca investigar os diferentes tipos de estratégias de enfrentamento adotadas por estudantes universitários antes da prova. Nesse intento, a pesquisa teve como objetivo adaptar e reunir evidências psicométricas da escala Coping with Pre-Exam Anxiety and Uncertainty (COPEAU) no contexto brasileiro. Para tal, foram realizados dois estudos com estudantes de IES brasileiras, tendo sido o primeiro estudo com 683 participantes (MIdade 22,51, DP = 5,60) para avaliar a estrutura fatorial da medida, e o segundo com 530 participantes (MIdade 21,37, DP = 4,39) para avaliar a adequação do modelo e examinar a validade convergente da COPEAU, no qual foram consideradas a German Test Anxiety Inventory (TAI-G) e a Cognitive Test Anxiety Scale (CTAS). Os resultados indicaram por meio da Análise Paralela uma solução com três fatores que explicaram 31% da variância total, com 20 itens com carga fatorial ≥ 0,40, e evidências que atestam a precisão da escala por meio do Coeficiente Alfa de Cronbach igual a 0,80 e Ômega de McDonald igual a 0,83. No segundo estudo, o modelo trifatorial com 20 itens apresentou ajuste adequado (χ²/gl = 3,08; CFI = 0,92; TLI = 0,91; RMSEA = 0,07), e a confiabilidade de cada fator foi assegurada através do Alfa de Cronbach que variou de 0,76 a 0,85 e Ômega de McDonald de 0,82 a 0,92, além de terem sido encontradas evidências de validade convergente com a TAI-G e a CTAS, que avaliam diferentes dimensões da ansiedade de provas. Conclui-se assim, que as propriedades psicométricas encontradas apoiam o uso da COPEAU para avaliar as estratégias de enfrentamento diante da ansiedade e incerteza antes de provas em estudantes brasileiros e a adequação de uma estrutura trifatorial composta por 20 itens.
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