ESCALA DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE ANSIEDADE E INCERTEZA PRÉ-EXAME: EVIDÊNCIAS PSICOMETRICAS NO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laurany Barbosa Santos
Emerson Diógenes de Medeiros
Laís Renata Lopes da Cunha
Paloma Cavalcante Bezerra de Medeiros
Maria Carolina de Carvalho Sousa

Resumo

Durante a permanência de estudantes em Instituições de Ensino Superior (IES) é comum que estes respondam a provas que são aplicadas como testagem das competências e habilidades adquiridas, e seja experienciado o fenômeno da ansiedade de provas, quando são percepcionadas situações avaliativas como ameaçadoras. Frente a isso, o indivíduo adota estratégias de enfrentamento para regular os níveis de ansiedade e à vista disso, a presente pesquisa busca investigar os diferentes tipos de estratégias de enfrentamento adotadas por estudantes universitários antes da prova. Nesse intento, a pesquisa teve como objetivo adaptar e reunir evidências psicométricas da escala Coping with Pre-Exam Anxiety and Uncertainty (COPEAU) no contexto brasileiro. Para tal, foram realizados dois estudos com estudantes de IES brasileiras, tendo sido o primeiro estudo com 683 participantes (MIdade 22,51, DP = 5,60) para avaliar a estrutura fatorial da medida, e o segundo com 530 participantes (MIdade 21,37, DP = 4,39) para avaliar a adequação do modelo e examinar a validade convergente da COPEAU, no qual foram consideradas a German Test Anxiety Inventory (TAI-G) e a Cognitive Test Anxiety Scale (CTAS). Os resultados indicaram por meio da Análise Paralela uma solução com três fatores que explicaram 31% da variância total, com 20 itens com carga fatorial ≥ 0,40, e evidências que atestam a precisão da escala por meio do Coeficiente Alfa de Cronbach igual a 0,80 e Ômega de McDonald igual a 0,83. No segundo estudo, o modelo trifatorial com 20 itens apresentou ajuste adequado (χ²/gl = 3,08; CFI = 0,92; TLI = 0,91; RMSEA = 0,07), e a confiabilidade de cada fator foi assegurada através do Alfa de Cronbach que variou de 0,76 a 0,85 e Ômega de McDonald de 0,82 a 0,92, além de terem sido encontradas evidências de validade convergente com a TAI-G e a CTAS, que avaliam diferentes dimensões da ansiedade de provas. Conclui-se assim, que as propriedades psicométricas encontradas apoiam o uso da COPEAU para avaliar as estratégias de enfrentamento diante da ansiedade e incerteza antes de provas em estudantes brasileiros e a adequação de uma estrutura trifatorial composta por 20 itens.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SANTOS, L. B.; MEDEIROS, E. D. de; CUNHA, L. R. L. da .; MEDEIROS, P. C. B. de .; SOUSA, M. C. de C. . ESCALA DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE ANSIEDADE E INCERTEZA PRÉ-EXAME: EVIDÊNCIAS PSICOMETRICAS NO BRASIL. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 17, n. 50, p. 67–93, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10633237. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3296. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALBANAES, P.; NUNES, M. F. O.; BARDAGI, M. P. “Saúde mental e estratégias de coping: estudos de casos múltiplos com universitários cotistas”. Psicologia Argumento, vol. 39, n. 105, 2021.

AMPONSAH, K. D. et al. “Stressors and coping strategies: The case of teacher education students at University of Ghana”. Cogent Education, vol. 7, n. 1, 2020.

ANJOS, T. V.; REGO, M. L. C.; VIANA, K. S. L. “Adaptação acadêmica no ensino superior: estratégias de enfrentamento diante dos processos avaliativos”. International Journal Education and Teaching, vol. 5, n. 1, 2022.

ARANA, F. G.; FURLAN, L. “Groups of perfectionists, test anxiety, and pre-exam coping in argentine students“. Personality and Individual Differences, vol. 90, 2016.

BIESEK, D. M.; GAGLIOTTO, G. M. “A educação universitária e o sofrimento psíquico de acadêmicos”. Brazilian Journal of Development, vol. 7, n. 5, 2021.

BJØRNDAL, K. E. W.; ANTONSEN, Y.; JAKHELLN, R. “Stress-coping Strategies amongst Newly Qualified Primary and Lower Secondary School Teachers with a Master’s Degree in Norway”. Scandinavian Journal of Educational Research, vol. 66, n. 7, 2022.

BORSA, J. C.; DAMÁSIO, B. F.; BANDEIRA, D. R. “Cross-cultural adaptation and validation of psychological instruments: some considerations”. Paidéia, vol. 22, n. 53, 2012.

BYRNE, B. M. Structural equation modeling with Amos: Basic concepts, applications, and programming. New York: Routledge, 2010.

CARVER, C. S.; SCHEIER, M. F.; WEINTRAUB, J. K. “Assessing coping strategies: A theoretically based approach”. Journal of Personality and Social Psychology, vol. 56, n. 2, 1989.

CASSADY, J. C.; JOHNSON, R. E. “Cognitive Test Anxiety and Academic Performance”. Contemporary Educational Psychology, vol. 27, n. 2, 2002.

CASTELLANI, R. M. et al. “Comportamento do estresse psicobiológico durante semanas de prova e trabalho de conclusão de curso em estudantes universitários: existe diferença entre gêneros?”. Educação Temática Digital, vol. 24, n. 2, 2022.

CLEMENTE, V. et al. “The Dysfunctional Beliefs and Attitudes about Sleep scale: Dimensions of the European Portuguese DBAS-30 and development of a new short version (DBAS–SF–16)”. Sleep Medicine, vol. 106, 2023.

DÍAZ, F. G.; GUTIÉRREZ, R. J. “Propiedades psicométricas de la escala de afrontamiento ante la ansiedad e incertidumbre pre-examen en universitarios chilenos”. Propósitos y Representaciones, vol. 9, n. 3, 2021.

DIKMEN, M. “Test anxiety in online exams: scale development and validity”. Current Psychology, vol. 2, 2022.

DOMINGUEZ-LARA, S. A.; MERINO-SOTO, C. A. “Análisis Estructural de la Escala de Afrontamiento Ante la Ansiedad e Incertidumbre Pre-Examen (Copeau) en Universitarios Peruanos”. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, vol. 10, n. 2, 2016.

FERRANDO, P. J.; LORENZO-SEVA U. “Assessing the quality and appropriateness of factor solutions and factor score estimates in exploratory item factor analysis”. Educational and Psychological Measurement, vol. 78, n. 5, 2018.

FROTA, I. J. et al. “Transtornos de ansiedade: histórico, aspectos clínicos e classificações atuais”. Journal of Health and Biological Sciences, vol. 10, n. 1, 2022.

GAZELOGLU, C.; GREENACRE, Z. A. “Comparação de mínimos quadrados ponderados e estimação robusta em modelagem de equações estruturais de dados categóricos ordinais com tamanhos amostrais maiores”. Revista Cumhuriyet Science, vol. 41, n. 1, 2020.

GONZAGA, L. R. V. et al. “Coping with Test Anxiety and Academic Performance in High School and University: Two Studies in Brazil”. In: GONZAGA, L. R. V. et al. (eds.). Handbook of Stress and Academic Anxiety. Cham: Springer, 2022.

GRANER, K. M.; CERQUEIRA, A. T. A. R. “Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados”. Ciência e Saúde Coletiva, vol. 24, n. 4, 2019.

GUSTEMS-CARNICER, J.; CALDERÓN, C.; CALDERÓN-GARRIDO, D. “Stress, coping strategies and academic achievement in teacher education students”. European Journal of Teacher Education, vol. 42, n. 3, 2019.

HAIR, J. F. et al. Multivariate Data Analysis. London: Cengage Learning, 2019.

HEREDIA, D. et al. “Adaptación de la escala de afrontamiento ante la ansiedad e incertidumbre pre-examen (COPEAU)”. Avaliação Psicológica, vol. 7, n. 1, 2008.

HEREDIA, D. et al. “Adaptación del Inventario Alemán de Ansiedad frente a los Exámenes: GTAI-A”. Revista Evaluar, vol. 8, n. 1, 2008.

HODAPP, V. “Das Prüfungsängstlichkeitsinventar TAI-G: Eine erweiterte und modifizierte Version mit vier Komponente”. Zeitschrift für Pädagogische Psychologie, vol. 5, n. 2, 1991.

HOLGADO–TELLO, F. P. et al. “Polychoric versus Pearson correlations in exploratory and confirmatory factor analysis of ordinal variables”. Quality and Quantity, vol. 44, n. 1, 2008.

HUNTLEY, C. et al. “Testing times: the association of intolerance of uncertainty and metacognitive beliefs to test anxiety in college students”. BMC Psychology, vol. 10, n. 1, 2022.

KLUG, K. et al. “Intrusions in test anxiety”. Current Psychology, vol. 40, 2021.

KURT, F. Ş. An investigation of gender role attitudes, coping strategies and psychological well-being of university students (Master of Arts Dissertation in Clinical psychology). Istambul: Ibn Haldun University School of Graduate Studies, 2021.

KWAAH, C. Y.; ESSILFIE, G. “Stress and coping strategies among distance education students at the university of Cape Coast, Ghan”. Revista Online Turca de Educação a Distância, vol. 18, n. 3, 2017.

LAZARUS, R. S.; FOLKMAN, S. Estresse, avaliação e enfrentamento. Cham: Springer, 1984.

LIEBERT, R. M.; MORRIS, L. W. “Cognitive and Emotional Components of Test Anxiety: A Distinction and Some Initial Data”. Psychological Reports, vol. 20, n. 3, 1967.

LIU, Y. et al. “The relationship between test anxiety and emotion regulation: the mediating effect of psychological resilience”. Annals of General Psychiatry, vol. 20, n. 40, 2021.

LORENZO-SEVA, U.; VAN GINKEL, J. R. “Multiple Imputation of missing values in exploratory factor analysis of multidimensional scales: estimating latent trait scores”. Annals of Psychology, vol. 32, n. 2, 2016.

LOWE, P. A. “An Investigation Into the Psychometric Properties of the Test Anxiety Measure for College Students”. Journal of Psychoeducational Assessment, vol. 36, n. 4, 2018.

MEDEIROS, E. D. et al. “Cognitive test anxiety scale: Propriedades psicométricas no contexto brasileiro”. Salud y Sociedad, vol. 11, 2020.

MEDEIROS, E. D. et al. “Valores infantis: medida e adequação à teoria funcionalista dos valores humanos no Piauí”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 16, n. 48, 2023.

NE’EMAN-HAVIV, V.; BONNY-NOACH, H. “Substances as Self-Treatment for Cognitive Test Anxiety among Undergraduate Students”. Journal of Psychoactive Drugs, vol. 51, n. 1, 2019.

PASQUALI, L. Análise fatorial para pesquisadores. Brasília: LabPAM, 2012.

PASQUALI, L. Técnicas de exame psicológico: os fundamentos. São Paulo: Editora Vetor, 2020.

PUTWAIN, D.W. et al. “Does Test Anxiety Predispose Poor School-Related Wellbeing and Enhanced Risk of Emotional Disorders?” Cognitive Therapy and Research, vol. 45, 2021.

RAMOS, F. P. et al. “Oficina de Controle de Ansiedade e Enfrentamento do Estresse com Universitários”. PSI UNISC, vol. 3, n. 1, 2019.

ROGERS, P. “Best practices for your exploratory factor analysis: A Factor tutorial”. Revista de Administração Contemporânea, vol. 26, n. 6, 2022.

ROJAS-TORRES, L. et al. “Construcción y validación de la Escala de Afrontamiento de la Ansiedad durante los Exámenes”. Ansiedad estrés, vol. 28, n. 2, 2022.

ROOS, A. L. et al. “Test Anxiety and Physiological Arousal: A Systematic Review and Meta-Analysis”. Educational Psychology Review, vol. 33, n. 2, 2022.

ROSSEL, Y. “Lavan: An R package for structural equation modeling”. Journal of Statistical Software, vol. 48, n. 2, 2012.

ROST, D. H.; SCHERMER, F. J. Differentielles Leistungsangst Inventar (DAI): Handbuch. Frankfurt: Swets Test Services, 1997.

SANCI, L. et al. “Towards a health promoting university: descriptive findings on health, wellbeing and academic performance amongst university students in Australia”. BMC Public Health, vol. 22, n. 2430, 2022.

SARASON, S. B.; MANDLER, G. “Some correlates of test anxiety”. The Journal of Abnormal and Social Psychology, vol. 47, n. 4, 1952.

SILVA, P. G. N. et al. “Ansiedade cognitiva de provas em universitários do Brasil: O papel das variáveis sociodemográficas e traços de personalidade”. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, vol. 8, n. 1, 2022.

SILVA, P. G. N. et al. “Phubbing Scale: Evidências psicométricas no contexto brasileiro”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 17, n. 49, 2024.

SKINNER, E. A.; SAXTON, E. A. “The development of academic coping in children and youth: A comprehensive review and critique”. Developmental Review, vol. 53, 2019.

STÖBER, J. “Dimensões da ansiedade do teste: Relações com as formas de lidar com a ansiedade e a incerteza pré-exame”. Ansiedade, Stress and Coping, vol. 17, n. 3, 2004.

TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using multivariate statistics. Boston: Person Education, 2019.

TANG, W. K. “Resilience and Self-Compassion Related with Achievement Emotions, Test Anxiety, Intolerance of Uncertainty, and Academic Achievement”. Psychological Studies, vol. 64, n. 1, 2019.

THOMAS, C. L.; CASSADY, J. C. “The influence of personality factors, value appraisals, and control appraisals on cognitive test anxiety”. Psychology in the Schools, vol. 56, n. 10, 2019.

TIMMERMAN, M. E.; LORENZO-SEVA, U. “Dimensionality Assessment of Ordered Polytomous Items with Parallel Analysis”. Psychological Methods, vol. 16, n. 2, 2011.

UKEH, M. I.; HASSAN, A. S. “The Impact of Coping Strategies on Psychological Well-being among Students of Federal University, Lafia, Nigeria”. Journal of Psychology and Psychotherapy, vol. 8, n. 5, 2018.

VANSTONE, D. M.; HICKS, R. E. “Transitioning to university: Coping styles as mediators between adaptive-maladaptive perfectionism and test anxiety”. Personality and Individual Differences, vol. 141, 2019.

VERNON, A. “Applications of Rational Emotive Behavior Therapy for Students with Test Anxiety”. In: GONZAGA, L. R. V. et al. (eds) Handbook of Stress and Academic. New York: Springer, 2022.

ZBUINOVICZ, K. F.; MARIOTTI, M. C. “The vulnerabilities of University Students: an integrative review”. SciELO Preprints [2021]. Disponível em: . Acesso em: 23/12/2023.

ZEIDNER, M. Test Anxiety: the state of the art. New York: Springer, 1998.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)