VALORES INFANTIS: MEDIDA E ADEQUAÇÃO À TEORIA FUNCIONALISTA DOS VALORES HUMANOS NO PIAUÍ

Contenido principal del artículo

Emerson Diógenes de Medeiros
Paulo Gregório Nascimento da Silva
Laís Renata Lopes da Cunha
Gleyde Raiane de Araújo
Paloma Cavalcante Bezerra de Medeiros

Resumen

A Teoria Funcionalista dos Valores Humanos (TFVH) concebe os valores como princípios-guia das ações, transcendendo objetos ou situações específicas, sendo uma temática relevante na explicação de diferentes variáveis psicossociais. Objetivou-se verificar a adequação das hipóteses de conteúdo e estrutura da TFVH em crianças do Litoral piauiense. Participaram 272 pessoas da cidade de Parnaíba, PI (Midade = 10,72), sendo em maioria meninas (51, 1%), que responderam ao Questionário de Valores Básicos - Infantil (QVB-I) e questões sociodemográficas.  Foi corroborada a hipótese de conteúdo, confrontando o modelo original hexafatorial com alternativos (uni, bi, tri e pentafatorial). A hipótese de estrutura indicou que os valores são representados em um espaço 3 (tipo de orientação: pessoal, central e social) x 2 (tipo de motivador: materialista ou humanitário). Concluiu-se que a TFVH foi adequada no contexto estudado, podendo ser considerada na compreensão dos valores humanos e seus correlatos, em amostras de crianças entre 8 e 12 anos.

Detalles del artículo

Cómo citar
MEDEIROS, E. D. de; SILVA, P. G. N. da; CUNHA, L. R. L. da .; ARAÚJO, G. R. de; MEDEIROS, P. C. B. de . VALORES INFANTIS: MEDIDA E ADEQUAÇÃO À TEORIA FUNCIONALISTA DOS VALORES HUMANOS NO PIAUÍ. Boletín de Coyuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 48, p. 563–579, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10443427. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2964. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Artículos

Citas

AMORIM-GAUDÊNCIO, C. et al. “Relationship between psychopathy, personality and human values in a prison sample”. Psico-USF, vol. 28, 2023.

BRAITHWAITE, V. A.; MAKKAI, T.; PITTELKOW, Y. “Inglehart’s materialism-postmaterialism concept: Clarifying the dimensionality debate through Rokeach’s model of social values”. Journal of Applied Social Psychology, vol. 26, n. 17, 1996.

CHENG, T. et al. “Basic human values of dairy producers in Canada and the US: A cross-sectional survey study”. Journal of Rural Studies, vol. 101, 2023.

COELHO, G. L. H. et al. “Who prioritizes the economy over health? The role of political orientation and human values”. Personality and Individual Differences, vol. 179, 2021.

CLARK, L. A.; WATSON, D. “Constructing validity: Basic issues in object scale development”. Psychological Assessment, vol.7, n. 3, 1995.

COUTO, R. N. et al. “A contribuição dos valores humanos na explicação de sintomas depressivos na adolescência”. Revista de Psicologia da IMED, vol. 13, n. 1, 2021.

DANIEL, E. et al. “Value profiles during middle childhood: developmental processes and social behavior”. Child Development, vol. 91, n. 5, 2020.

DIAS, F. O. et al. “Valores pessoais e relacionamento intragrupo: o caso dos grupos táticos policiais de Brasília”. Revista de Administração Mackenzie, vol. 22, 2021.

ESTRAMIANA, J. L. A et al. “Valores humanos”. In: TORRES, A. R. R. et al. (orgs.). Psicologia Social: Temas e teorias. São Paulo: Editora Blucher, 2023.

GAMAGE, K. A. A. et al. “The Role of Personal Values in Learning Approaches and Student Achievements”. Behavioral Sciences, vol. 11, n. 7, 2021.

MENESES, G. O. et al. “Influence of Values and Parenting Styles Perceived by Children in the Value Transmission”. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 38, 2022.

GOUVEIA, V. V. “A natureza motivacional dos valores humanos: evidências acerca de uma nova tipologia”. Estudos de Psicologia, vol. 8, n. 3, 2003.

GOUVEIA, V. V. Teoria funcionalista dos valores humanos: fundamentos, aplicações e perspectivas. São Paulo: Editora Casa do Psicólogo, 2013.

GOUVEIA, V. V. “Introdução à teoria funcionalista dos valores”. In: V GOUVEIA, V. V. (ed.). Teoria funcionalista dos valores humanos: áreas de estudo e aplicações. São Paulo: Editora Vetor, 2016.

GOUVEIA, V. V. “Human Values: Contributions from a Functional Perspective”. In: KOLLER, S. (ed.). Psychology in Brazil. Cham: Springer, 2019.

GOUVEIA, V. V. et al. “Conhecendo os valores na infância: evidências psicométricas de una medida”. Psico, vol. 42, n. 1, 2011.

HAIR, J. F. et al. Multivariate data analysis. Boston: Cengage, 2019.

HOFSTEDE, G. Culture’s consequences: international differences in work-related values. Beverly Hills: Sage Publications, 1980.

INGLEHART, R. The silent revolution: Changing values and political styles among Western publics. Princeton: Princeton University Press, 1977.

KAŽE, V.; BOLINSKIS, G.; KUROVS, J. “An Image-Based Approach to Measuring Human Values”. Societies, vol. 12, n. 6, 2022.

LAUER-LEITE, I. Correlatos valorativos do significado do dinheiro para crianças (Tese de Doutorado em Psicologia). Belém: UFPA, 2009.

LOPES, B. J. et al. “Crenças sobre a violência conjugal: uma explicação a partir dos valores humanos”. Actualidades en Psicología, vol. 36, n. 133, 2022.

MARÔCO, J. Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software e aplicações. Pêro Pinheiro: Report Number, 2021.

MARQUES, C. et al. “Life values among Lebanese and Portuguese college students: a cross-cultural comparison”. Journal of International Students, vol. 10, n. 1, 2020.

MASLOW, A. H. Motivation and personality. New York: Harper and Row, 1954.

MEDEIROS, E. D. et al. “Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: adequação no interior do nordeste brasileiro”. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, vol. 26, n. 1, 2022.

MOHAMED, A. A.; ELEBRASHI, R. M.; SAADB, M. “A test of the Functional Theory of Human Values in Egypt”. The Social Science Journal, vol. 56, n. 1, 2019.

MONTEIRO, R. P. et al. “Valores sociais atenuam sintomas depressivos em vítimas de bullying”. Psico, vol. 51, n. 1, 2020.

MONTEIRO, R. P. et al. “Valores humanos e bullying: idade e sexo moderam essa relação?”. Temas em Psicologia, vol. 25, n. 3, 2017.

OZDEMIR, U.; JACOB, M. S. “Values, Taboos, and Votes: How Basic Human Values Affect Populist Electoral Support”. Swiss Political Science Review, vol. 28, n. 3, 2022.

PIACENTINI, M.; WINCK, C. A. “Validação psicométrica da escala para avaliação da qualidade de vida no trabalho escolar–QWSL”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 15, n. 43, 2023.

PIVETTI, M. et al. “Self-transcendence values, vaccine hesitancy, and COVID-19 vaccination: some results from Italy”. Social Influence, vol. 18, n. 1, 2023.

ROKEACH, M. The nature of human values. New York: Free Press, 1973.

RUSSO, C. et al. “Changing personal values through value-manipulation tasks: a systematic literature review based on Schwartz’s theory of basic human values”. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, vol. 12, n. 7, 2022.

SAGIV, L.; SCHWARTZ, S. H. “Personal values across cultures”. Annual review of Psychology, vol. 73, 2022.

SANTANA, R. B.; SAMPAIO, L. R. “A relação entre valores humanos e desempenho acadêmico: uma revisão sistemática”. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, vol. 10, n. 2, 2023.

SCHWARTZ, S. H. “Universal in the content and structure of values: theoritical advances and empirical tests in 20 countries”. In: ZANNA, M. P. (org.). Advanced in Experimental Social Psychology. New York: Academic Press, 1992.

SCHWARTZ, S. H. et al. “Value priorities and social desirability: Much substance, some style”. British Journal of Social Psychology, vol. 36, n. 1, 1997.

SILVA, P. G. N. et al. “Teoria funcionalista dos valores humanos: testando sua adequação no interior de Pernambuco”. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 38, 2022.

SMALLENBROEK, O. et al. “Are values stable throughout adulthood? Evidence from two German long-term panel studies”. Plos One, vol. 18, n. 11, 2023.

SOARES, A. K. S. et al. “‘Faça o que eu digo, não o que eu faço?’ um estudo sobre a transmissão valorativa entre pais e filhos”. Revista Colombiana de Psicología, vol. 29, 2020.

TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using multivariate statistics. New Jersey: Pearson Education, 2019.

TULVISTE, T.; HARRO, H.; TAMM, A. “Value structure and priorities in Estonian children: using the Picture-Based Value Survey for Children (PBVS-C)”. Child Indicators Research, vol. 11, 2018.

VECCHIONE, M. et al. “Stability and change of basic personal values in early adolescence: a 2‐year longitudinal study”. Journal of Personality, vol. 88, n. 3, 2019.

VECCHIONE, M.; SCHWARTZ, S. S. H. “Personal values and academic achievement”. British Journal of Psychology, vol. 113, n. 3, 2022.

VAN DE VIJVER, F. J. R.; LEUNG, K. Methods and data analysis for cross cultural research. New York: Cambridge University Press, 2021.

Artículos más leídos del mismo autor/a