EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA FRENTE ÀS NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: POR UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA

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Yuri Miguel Macedo
Antônio Carlos do Nascimento Osório

Resumo

A escola desempenha um importante papel na sociedade, contribuindo com o desenvolvimento do caráter, personalidade e capacitação técnica de crianças e jovens. Essa relevância que a escola possui também se aplica à Educação Profissional e Tecnológica, a qual é responsável por transformar jovens em profissionais capacitados, os quais irão atuar no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas em que a sociedade se subdivide. Diante do surgimento de novas tecnologias, bem como a importância da Educação Profissional e Tecnológica, é importante que essas novas tecnologias sejam implementadas nos processos educativos, melhorando a qualidade de ensino no Brasil. Segundo Foucault, existe uma relação entre a educação como controle social e os mecanismos de poder, que atuam nos processos pedagógicos. Considerando a relevância da Educação Profissional e Tecnológica para a formação e qualificação de alunos em um País que apresenta constantes mudanças, o presente estudo teve por objetivo propor uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica frente as novas tendências educacionais no Brasil por uma perspectiva Foucaultiana.

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Como Citar
MACEDO, Y. M. .; OSÓRIO, A. C. do N. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA FRENTE ÀS NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: POR UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 01–12, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7686806. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/946. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Ensaios

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